Se tem uma coisa que eu adoro na vida, são livros de receitas! Que eles tenham fotos, então, é fundamental!
Há muito tempo eu estava com vontade de fazer e publicar uma receita de um doce inglês.
Na verdade, eles chamam de “pudding” todas as sobremesas. Embora “pudding” seja também um tipo específico de sobremesa, que aliás, eu amo – que é uma espécie de massa de bolo mais líquida, à qual agrega-se frutas, ou chocolates, e no final, geralmente acrescenta-se água fervente. E é servido com creme-de-leite fresco por cima.
Mas fato é, que ganhei de um amigo que voltou de Londres, um lindo livro, cujo nome é “Puddings – A british classic”.
Claro que queria fazer todas de uma vez… Mas óbvio que eu tinha que escolher uma pra começar : )
A história desse bolo: foi criado em 1884, por ocasião do casamento da neta da Rainha Victoria, com o Príncipe Louis of Battenberg – e os quatro quadrados representam os quatro Príncipes Battemberg: Louis, Alexander, Henry, e Francis Joseph.
Fiquei toda animada com esse bolo, não só pela belezura e delicadeza que ele é, mas porque considerei a harmonia de todos os sabores: o bolo (que é interessante, não leva leite nem líquidos), a geleia (que na original era de damasco, e a que usei é de morango), que ficou tão linda com a cor rosa da cobertura e do xadrez do bolo, e o marzipã, feito em casa, com amêndoas e açúcar, uma coisa tão rara hoje em dia…
Então, foi o escolhido por ora . Porém, a receita é mesmo pequena, e eu até gostaria que fosse maior, pois o bolo foi embora rapidinho, tão delicioso que estava!
Claro que, se vocês não puderem ou quiserem fazer o marzipã, podem procurar à venda em algumas lojas gourmets, especializadas em doces, ou até fazer com a farinha de amêndoas comprada, à qual vocês agregarão o restante dos ingredientes. Mas eu incentivo que tentem: que marzipã caseiro é outra coisa!
A dica principal para a maciez é que ele seja processado em porções pequenas, e que o processador seja relativamente potente.
E lhes digo: se eu fosse receber a Sua Alteza Real, a Rainha da Inglaterra para um chá em minha casa, sem susto nem medo, eu ofereceria exatamente esse bolo, com o chá da foto: um blend de capim-limão fresco da floreira da casa da minha mãe, com folhas de hortelã frescas!
Eu até poderia ter feito um chá de frutas vermelhas, para combinar mais com a cor rosa, mas esse chá estava tão bom, que preferi ficar com ele ; )
Tomara que vocês também gostem, e façam!
Para 6 pessoas:
Ingredientes:
do bolo:
– ½ xícara de manteiga ou margarina sem sal, em temperatura ambiente
– 2/3 de xícara de açúcar
– 2 ovos
– 1 colher (de chá) de baunilha
– ½ colher (chá) de sal
– 1 xícara de farinha de trigo, peneirada com
– ½ colher (chá) de fermento em pó
– gotinhas de corante para bolos (vermelho)
– 2/3 de xícara de geleia de morangos, derretida, em consistência de espalhar (se necessário, acrescente 1 colher (sopa) de água e derreta numa panelinha ou no microondas). Mexa até misturar. Reserve.
do marzipã:
– 250 grs. de amêndoas sem a pele
– 2 xícaras de açúcar de confeiteiro
– 2/3 de colher (chá) de essência de amêndoas
– 2 claras
Preparo:
do bolo:
Pré-aqueça o forno a 170°C.
A receita original pede que unte e enfarinhe uma assadeira quadrada de 18 x 18 cm, colocando um papel duplo dividindo-a ao meio (ou um papel alumínio, dobrado em 3, para ficar mais espesso), a fim de que a massa branca fique separada da massa tingida de rosa.
Como eu tenho duas formas iguais de “bolo inglês” baixinho, preferi assá-los separadamente.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme claro e fofo.
Acrescente os ovos um a um, continuando a bater, e aos poucos a farinha de trigo peneirada com o fermento, e a baunilha.
Despeje metade da massa numa tigela, e coloque corante vermelho o suficiente para deixar a cor rosa claro. (se for em gel, apenas a ponta de um palito de dentes, coberta pelo corante já tingirá)
Coloque na assadeira preparada, em cada metade, a massa branca e a massa rosa (ou, se tiver 2 iguais como as minhas, separadamente – foto).
Asse por mais ou menos 35 – 40 minutos ou até enfiar um palito no meio e sair limpo. Após 15 minutos, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.
Quando estiver frio, apare as bordas com uma faca de serra (tipo faca de pão) , e corte cada cor em duas “tiras” compridas, de tamanhos iguais.
Serão 4 partes: 2 cor-de-rosa e 2 brancas.
do marzipã:
– No processador, coloque metade das amêndoas e moa até ficar uma farinha fina. Coloque metade do açúcar, e bata mais um pouco. Desligue, abra a tampa, e sinta entre os dedos se não há mais grânulos de amêndoas. Feche a tampa e ligue novamente, acrescentando 1 clara e metade da essência de amêndoa. (A essência é a critério de cada um, apenas não coloque demais pra não ficar enjoativo. Eu dei uma base da quantidade, apenas). Processe novamente até formar uma “bola” dentro do processador. Coloque um tiquinho do corante só pra deixá-lo rosado.
Repita o mesmo processo com a outra metade das amêndoas (se fizer de uma só vez, o processador, por melhor que seja, não deixará a farinha de amêndoas bem fininha – por isso, fazer em 2 vezes)
Reserve o marzipã.
Montagem do bolo:
No prato de servir, coloque uma tira de bolo branco, e com uma pequena espátula ou uma faca de ponta redonda, espalhe por todos os lados, um pouco de geleia.
Ao lado, coloque uma tira do bolo rosa. Espalhe a geleia em todos os lados aparentes.
Por cima da tira de bolo rosa, coloque uma branca, e ao lado uma rosa, em cima da branca, fazendo o efeito xadrez, sempre espalhando a geleia.
– Cobrindo com o marzipã:
Numa mesa ou bancada, polvilhe açúcar de confeiteiro e abra o marzipã com um rolo, num tamanho que cubra o bolo todo (ele ficará oval – então apare os excessos com uma faca, formando um retângulo)
Com a ajuda de uma espátula grande, por baixo do marzipã, enrole-o no rolo de massa para “transportá-lo” para cima do bolo, a fim de cobri-lo.
Com as mãos, ajeite as laterais do marzipã, “colando no bolo”.
Com uma faca recorte das bordas inferiores, o excesso de marzipã. Com essa “sobra”, você fará rolinhos, que colocará na bordas superiores e inferiores do bolo, como decoração (para “cola”, pincele um pouquinho de água). Com as pontas dos dedos, dê “beliscões” ao longo dos rolinhos (eu fiz isso antes de posicioná-los no bolo) para dar o efeito da foto. Mas faça a decoração que preferir. Pode até abrir o marzipã de novo com o rolo e cortar com cortadores de biscoitos, aplicando no bolo.
Eu fiz uma rosa beeeem rústica, apenas para dar um toque a mais : )
Esse bolo não pode ser levado à geladeira, senão o marzipã ficará melado quando voltar à temperatura ambiente.
Para cortar, utilize uma faca de serra, e cuidadosamente, sirva com uma pá de bolo.
O efeito xadrez aparecerá na hora, é encantador!
========
Dicas da Lena:
– Se você não tiver processador, pode comprar a mesma quantidade, de farinha de amêndoas. O que ocorre é que o marzipã ficará um pouco granulado, já que a farinha de amêndoas geralmente não é tão fininha. E como falei no texto da receita, proceda, na batedeira, ou com a mãos, da mesma forma e quantidade dos restantes dos ingredientes.
– Em algumas cidades, em lojas mais especializadas, ou supermercados gourmet, existe marzipã em pedaços, à venda. Tanto os importados (geralmente europeus), quanto nacionais. Mas é mais caro do que fazer em casa. Além, claro, do frescor e da diversão que é : )
– Preciso dizer: nem pense em usar “pasta americana” (aquela de bolos artísticos – para cobrir este bolo. Sabor, textura e ingredientes não tem nada a ver com marzipã, combinado? O marzipã tem que ser feito apenas de amêndoas, e não há substituições ; )
– A receita original utiliza geleia de damascos. Mas eu tenho sempre geleia de morangos que eu mesma faço na geladeira; achei mais gostoso, e a cor harmonizou melhor com o rosa do bolo e da cobertura.
– A receita é pequena mesmo. Se quiser arriscar, pode dobrá-la. E se o marzipã não for suficiente para cobrir as pontas laterais, deixe-as à mostra, porque o xadrez é lindo. Eu ainda farei novamente com o dobro, porque não chegou pra quem quis : ))
Posts Relacionados
71 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
Sobre a Autora
Na paixão da infância pelos doces que minha avó fazia, eu a ajudava. Adolescente, já fazia todas as sobremesas dos jantares e festas da casa. Em seguida, surgiu em mim a "Artesã dos chocolates"... e acho que serei isso em todas as vidas futuras...
Buscar
Anúncio
Categorias
- Balas e caramelos
- Barrinhas
- Biscoitos
- Bolinhos
- Bolos
- Bombocados
- Brownies
- Cheesecakes
- Chocolates
- Comfort food
- Compotas
- Conversas doces
- Cookies
- Cremes e pastas caseiras
- Cremes gelados
- Cupcakes
- Design
- Dicas
- Doces
- Docinhos
- Especiais
- Frutas
- Fudge
- Marshmallows
- Merengues
- Mingaus
- Morangos
- Mousses gelatinas e aeradas
- Muffins
- Pães
- Pães rápidos
- Panna cottas
- Pão de Mel
- Pavês
- petit-fours
- Pra tomar com café
- Pudins
- Rocamboles
- Sobremesas geladas
- Sorvetes
- Tortas
- VIAGENS
- Waffles e panquecas
Lena…que coisa mais maravilhosa este bolo! Lindo, lindo…e ficou igualzinho ao do livro! Parabéns!!!
Ai Ana Paula!!
Não é? Ficou mesmo, e fiquei mais feliz porque é uma delícia!!
Beijo e obrigada
Como assim espero que gostem? Eu não comi!!!
Que coisa mais delicada, Lena! Deve ser uma delícia com chá, e acho que com Earl Grey com leite deve ficar muito bom, compensa o doce do bolo.
Só fiquei imaginando, naquela foto de topo, onde a senhora andou subindo para clicá-la rsrs. Olha essa coluna!
Lindo demais esse bolo!
Bjs
De
Oi De!!!!
Eu não subi em lugar nehum não…(sou um pouco alta, lembra?) hehee
O bolo era pequeno. Preciso fazer de novo, pois eu amei, De!
Falei de vc pro Gá hj! Depois te ligamos!
Beijo
Que tal um blog paralelo com todas as receitas desse belo livro? Seria maravilhoso!
Oi Henrique!
Livro? ….
Well…pensarei nesse caso : )
Beijo e obrigada
OMG!!
Isso é bolo de Realeza mesmo!!!!
Que coisa mais linda, Lena, será que consigo fazer?
Apaixonei ………..
Beijos
Thaís, bem-vinda!
Ora, claro que consegue! É fácil, e tão delicioso!
Eu também adorei, viu?
Beijo
Que bárbaro Lena, vc se superou! Morri mil vezes!
Bjss
Aurea
Áurea, amigaaaaaaaaa
Preciso fazer de novo, fiquei deliciada com esse bolo!!! Aì você vem aqui ; )
Beijo!!
Oi Lena,
Nunca comentei, apesar de me encantar com seu blog!
Uma vez fui à Londres e na casa de uns amigos de meu marido, esse bolo era a sobremesa, acredita?
(só que compraram numa confeitaria)
Parabéns, está lindo!
Beijinho
Jessica,
Bem-vinda!
Que legal! Sabe, eu mesma não conhecia esse bolo, mas depois que ganhei o livro fui ler as histórias na web, e realmente, é bem conhecido por lá : )
Fico feliz com seu comentário,
beijos
Capricho total. lindo e deve ter um gosto espetacular. parabéns.
Bem-vindo, Alex!!
Muito obrigada, e pena que acabou : )
Beijos
Lena,
Ficou lindo, igualzinho do livro.
Perfeito para o chá das 5…
Parabéns!!!
Cinara,
Puxa, obrigada mesmo!
Fico feliz quando você me visita !
Beijos
Lena, que bolo lindo!!!
O seu ficou perfeito, igual ao do livro, mas muito melhor acabado.
Parabéns!!!!
Bj
Opa, Karla!
Isso é que é felicidade ; )
Obrigada, querida <3
Beijo
Belo, lindo, delicado, incrível!
Devia estar demais de gostoso, nossa.
Vc arrasa, Lena!
Beijuca
Verônica,
Imagina, eu fico é feliz que vocês gostem, obrigada!
Beijo
Bolo m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.o.
Tive a honra de provar.
Lena mãos de fada.
Ane,
E tive a honra de ter você mais uma vez aqui em casa. Obrigada pela linda flor, pelos presentes.E acima de tudo, pela sua amizade : )
Beijos e abraços!
Lena, que obra de arte é esse menina?
Perfeito! Lindo! Lindo! Lindo!
Fiquei aqui só imaginando o tanto de gostoso que ele devia estar.
Parabéns!
Beijos grande,
Ana.
Ana querida,
Sem palavras pra agradecer… você sabe o quanto gosto disso tudo né?
É uma forma de abraçar todos vocês, que sempre estão comigo.
Obrigada!
Beijos
Bem fixe, aqui a pasta de amêndoa, chama-se, massapã. Na zona do Algarve fazem muitos doces com ela ( por ser uma zona com muitas amendoeiras.
Muitos parabéns está lindo.
Exatamente, Sandra!
Aqui chamamos de marzipã.
E ainda está em meus planos passar uns dias no Algarve aprender a fazer “in loco”, os doces maravilhosos daí : )
Beijos
Lena Querida,
Isto não é um bolo é um mimo, para os olhos e para a boca, sensacional!!!!
Beijos
Rosângela,
Bem-vinda ao blog!
Sim, um mimo para nós e nossos queridos que merecem né?
Obrigada, beijos
Bom dia, Lena,
Obrigada pela receita, pelas imagens, e pelo carinho que colocas em cada postagem.
Beijos,
Vânia
Vânia,
Obrigada pelo carinho viu?
Beijo
UAU!!!!!!!!!
Sabe que até analisei a receita, e acho que se eu comprar o marzipã pronto, consigo fazer bem parecido? Não é tão dificil quanto parece (eu acho… rsrs)
Vou tentar. Sou corajosa!
Beijos, Lena, seus posts são maravilhosos
Brravo, Solange!!
Assim é que gosto!
Nem precisa tanta coragem assim, porque de verdade, o bolo é fácil de fazer. Sò demora um pouquinho 🙂
Me conte depois, beijos
Lena, ficou igual ao do livro! Em primeiro lugar, de comer com os olhos, pois ficou lindo demais! A cobertura de marzipã ficou muito delicada, daquelas coberturas que dão beleza e sabor 🙂 Entendo perfeitamente sua necessidade de dobrar a receita, rs. Beijos!
Adriana, querida!
Hahaa! Dobrar a receita será fundamental né?
Obrigada, e a verdade é que adoro marzipã e bolo – e geleia… Então, juntou tudo…
Beijo!
Oi Lena, tudo bom!
Sabe, fico impressionada com a delicadeza dos seus doces. Sempre que recebo o email, abro correndo, só para ficar admirando a sua obra de arte. Tudo tem uma história, isso é o máximo!
Eu adoro fazer doces em geral…Mas comigo tudo tem que ser muito rápido e prático…rsrs…Sou meio que preguiçosa! 🙁
Só de olhar, já fico satisfeita!!!! rsrsr
Parabéns mais uma vez!
bjooo
DeiseT.
Deise!
Bem, se você é assim ( e conheço muitas pessoas que só gostam de fazer doces vapt-vupt), não vou nem te incentivar, né?..
Mas fico felicíssima só em saber que você gosta de apreciar.
Seja bem-vinda sempre!!
Beijo
Que coisa mais linda, Helena!
Quando eu crescer quero ser igual a você e fazer esculturas assim.
Quando esse dia chegar, serei tãooo feliz.
Um beijo!
Ô Rafaela…
Preste atenção na receita: leia devagarinho, e construa o bolo mentalmente:
é só um bolo simples, com uma das partes tingidas. Cortar 4 tiras iguais, passar geleia, e se vc tiver onde comprar marzipã, enfeitar como quiser.
Tenta, vai ? ; )
Beijo
Um dos bolos mais lindos que eu já vi 🙂 Mas acho que vou deixar para comer o seu, porque não me aventuro a fazê-lo não 😀 Amei Lena!
Oi Lu!!
Ahh, que baita elogio!
E candidato forte a ser o bolo que vc virá comer aqui em casa ; )
Beijo!
Que coisa mais linda, Lena! Mas é quase um pleonasmo dizer que as coisas que você faz são maravilhosas, né? Ah, você já assistiu ao seriado Downton Abbey? Recomendo para quem gosta dos ingleses e suas peculiaridades.
Um grande beijo.
Nayara,
Puxa, obrigadíssima pela recomendação do seriado! Vou assistir. Sou fã dos ingleses 🙂
E obrigada por vir aqui, linda!
Beijo
Que coisa linda esse bolo! Uma bela produção e concordo com você que o marzipã caseiro é inegavelmente superior. Já fiz algumas vezes.
Bjs.
Gina,
Legal encontrar adeptos do marzipã caseiro, principalmenter que já fez!
Obrigada, beijos
Querida Lena,
Moro na Inglaterra e estou louca para fazer esse bolo para os ingleses, pois adorei a ideia da geleia de morango! No entanto, gostaria de saber se voce cobriu a parte externa do bolo com geleia de morango tambem antes de aplicar o marzipa ou se foi com geleia de damasco (ou nada?).
Bjim.
Oi Ticiana!!
Welcome!!
Lovely; que bom você querer fazer o bolo. Que delícia, morar na Inglaterra, hein? ; )
SIm, sim…explico na receita que espalho a geleia por todoa os lados externos também. Inclusive por cima.
A geleia servirá de “cola” ao marzipã!
Good luck! E me conte depois
Beijo
Ficou maravilhoso, digno mesmo de servir a realeza…e não somos nós, todas rainhas e merecedoras!? Parabéns!!
Tenho uma receita de bolo de chocolate, que sempre uso, que leva água fervente no final, mas não sabia que esse processo tinha a origem mencionada, aprendi mais uma!
bj…
Oi Cristina,
Esse é o ponto: NÓS somos merecedoras desses mimos…
Ninguém mais da realeza do que a gente, né? ; )
E sobre a água fervente do bolo de chocolate úmido, é uma dica genial, que eu adoro!
Beijo e obrigada
Oi Le,
Seu bolo ficou maravilhoso.
Tenho certeza que o sabor deve ser divinal, e o aspeto nem se fala. É lindo.
Adorei tudo, a cobertura do bolo, às cores, a geleia de morango, a suavidade que ele transmite,… e todo o restante.
É digno de uma realeza, com certeza.
Vou ficar sonhando com esse bolo toda a noite.
Parece uma nuvem de tão fofo e suave.
Quando a gente se encontrar eu quero fazer esse bolo com você, tá..rs.
Bj
Lénia,
Vamos, sim, fazer esse bolo quando vc vier ao Brasil ; )
E o bolo é fofo, mas vc também é, viu?
Obrigada, beijos
Nossa Helena que bolo incrível!
Super lindo de ver e com uma cara apetitosa!
Eu acho que você ia amar ter gatinhos! Eles são suuuuper companheiros, calmos e carinhosos!
Eu amo os meus de paixão! Fora que é super fácil cuidar deles!!
bjos
Oi Suzana, bem-vinda!!
Sempre achei gatinhos muito fofos… não me dê ideias, Suzana… hahaaa
Beijos
Lena, acompanho seu blog algum tempo e nunca comentei por aqui. Você me inspira e muito. Tenho me apaixonado cada vez mais pela cozinha e o bom do seu blog é que amo doce e aqui eu encontro TUDO. Essa receita do “Battenberg Cake” é MARAVILHOSA. Quanto ao livro “Puddings – A british classic” você poderia me indicar um lugar que o venda aqui no Rio? Já procurei em todos os lugares na internet e nada! bjinho
Bem-vinda, Rachel!
Ô felicidade ler seu comentário!
Doces são as flores da gastronomia…
O “Battenberg Cake” merece que você o faça ; )
Infelizmente acho que vc não encontrará esse livro no Rio…um amigo me trouxe de Londres. É da “Marks & Spencer”. Mas talvez exista na Amazon.com; dá uma busca lá : )
Obrigada, beijos
Lena… fiz o Battenberg Cake para receber uma amiga da Venezuela but… não sei o q aconteceu a parte com o corante não cresceu… quer dizer… ficou enorme e murchou!! Fiquei tao triste!!!
Mas de teimosa… fiz de novo e aconteceu de novo!!! Sniff….
Vou comprar um corante novo!!
Mas mesmo murchinho rs… ficou uma delicia!!!!
Claro q comprei o marzipa pronto!!! Ainda não estou tao prendada assim!!! Um dia chego lá!! beijokassss
Querida Cincia,
Fico feliz que você tenha feito o bolo.
Se você conta que somente a parte tingida é que cresceu e murchou, só posso chegar a conclusão que você usou corante líquido (?) e em quantidade grande, para deixar a massa muito líquida, e nesse caso, ter crescido demais e murchado.
Recomendo que você use corante em gel, e meça se a farinha de trigo que você usou é numa xícara-medida de 240 ml. Se ela for de 200 ou 220 ml, terá sido a “pouca farinha”.
Importante também é usar colher-medida de 1/2 colher (chá), nivelada, para o fermento em pó não ter passado da medida.
Tomara que dê certo!
Beijo
O Corante deve ter sido a causa, pq a massa foi a mesma, apenas dividi em 2 assadeiras!! E a parte não tingida ficou otima!! O Corante foi em gel!
Fiz uma adaptacao … o Kenzinho queria uma parte de chocolate!! Não vai brigar comigo…rs!!
Depois dá uma olhadinha no meu Blog… coloquei as fotos lá!!!
Claro que o seu Battenberg ficou muito mais MARAVILOSO, mas um dia chego lá!! bjks
PS: a quantidade dos ingredientes poderia vir em ”peso” (ml, g) tb.?? Ou um post esclarecendo as suas medidas… do jeito que v. fez no comentario acima!!! Please… assim minimiza os meus erros !! 🙂
é que estou mesmerizado com tanta maravilha
com seu cuidado, primor, refinamento, simplicidade
encantado.
quisera eu poder experimentar cada uma de suas gostosuras
mas a felicidade já é enorme em ver tanto zelo resultando em preciosidades.
parabéns e obrigado, viu?
Puxa, Guilherme,
Muito obrigada por tanta gentileza…
Elogios assim fazem qualqeur dia ficar melhor!
Beijos
Lena, estou de queixo caído! O bolo ficou lindíssimo, super caprichado! A cobertura de marzipã está perfeita mas, sobretudo, pelo seu carinho e atenção na postagem em explicar tudo direitinho. Vim conhecer o blog hoje e amei! Voltarei. Um abraço, Paula
Paula,
Muito obrigada!
Visitei seu blog agora, deixei comentário lá, e fiquei encantada com seu capricho!
Precisamos de mais gente assim 😉
Beijo grande, bem-vinda!
Oi Lena,
Já deu para perceber que estou fazendo todas as receitas do blog.) Fiquei em dúvida quanto a baunilha, seria essencia o alguma farinha com sabor a baunilha?
Convidei alguns amig@s com a desculpa do Jubileo da Rainha Elizabeth II.
Beijo
Kellen,
Coisa boa!
Vai ser lindo!!!
Não existe farinha com baunilha; a baunilha é extrato e fundamental para sar sabor nesse
bolo !
Beijo, me conta
Lena,
Sucesso total!!!! Ficou uma delicia é lindo,tive que fazer duas vezes,dado que meu bolo nao cresceu ou foi a minha forma que era do tamanho equivocado.Já na segunda, ficou otimo,o marzipa me deu um pouco mais de trabalho para conseguir abrir e ficar perfeito como o seu.
Nao sobrou nadinha,comemos tudo.
Um beijo
Oi Kellen!
Que maravilha saber!!
Às vezes a gente não acerta um bolo na primeira vez; o importante é que depois da segunda, fica show ; )
E esse bolo é uma delícia; vale cada minuto.
Beijo
Lena adoro seu blog! E mais ainda a sua atenção em responder. O mais rápido possível! gostaria de perguntar uma ccoisa: seria possível substituir a amêndoas (do marzipa ) por castanha do para? Um beijo
Obrigada Rosete,
Nem sempre dá pra rrsp imediatamente..
Não recomendo cast do Pará:
1) Sabor muito acentuado
2) Não conseguirá retirar todas as peliculas escuras
3) Ao processar, as cast do Pará tornsm-se uma pasta muito rapidamente pelo excesso de óleo.
4) MARZIPÃ É com amêndoas. Tudo o mais não é marzipã.
Bjs
Obrigada, Lena! Você é um amor!
bj
Senhora Helena, estou pasma! Simplesmente encantadora a receita, o site, suas explicações!
Parabéns!
Rosângela,
Muito obrigada, querida!
Bem-vinda e venha sempre conversar comigo ; )
Beijo
Lena
Que espetáculo. Que delicadeza, glorious!!!
Agora minha querida, me diga, como eu faço essa rosa???