Essa é uma daquelas sobremesas que minha avó fazia tanto quando eu era criança…
Com esse jeito clássico, não mudei ‘nadica’ da receita original: é adoçado com açúcar, e não com leite condensado. A calda é de ameixas, mas pode mudar a fruta se preferir (vide “Dicas da Lena”, abaixo).
O básico, é o que nos faz acreditar que o bom da vida não precisa ser complicado…
O doce comfort food, o doce da infância, o doce brasileiro.
Manjar branco. Simples assim : )
Para 6 porções:
Ingredientes:
do Manjar:
– 800 ml de leite
– 1 vidro de leite de coco (200 ml)
– 8 colheres (sopa-medidas/niveladas) de amido de milho
– 7 colheres (sopa-medidas/niveladas) de açúcar
da calda de ameixas:
– 1-1/2 xícara de ameixas secas, sem caroço
– 3 xícaras de água
– 2/3 de xícara de açúcar
– 2 colheres (sopa) de rum (opcional)
Preparo:
da calda de ameixas:
(Estou escrevendo primeiro a receita da calda, porque seu preparo começa deixando as ameixas de molho, depois ferve, depois esfria – então durante esse tempo você fará também o manjar).
Numa panela, coloque as ameixas e a água, deixando hidratar por cerca de 1 hora (fora do fogo).
Após esse tempo, leve a panela ao fogo, deixe ferver por 10 minutos. Retire as ameixas e coloque numa tigelinha à parte.
Na água que ficou na panela, acrescente o açúcar e leve a ferver por 5 minutos. Apague o fogo, adicione as ameixas reservadas, e ferva novamente por uns 15 minutos, em fogo baixo, ou até a calda reduzir pela metade. (nesta etapa, você escolhe como gosta mais da calda: mais espessa ou mais líquida. Particularmente, no manjar, eu não gosto da calda tão caramelada e espessa quanto no pudim de leite. Se quiser mais espessa, ferva até que ela encorpe um pouco mais. Lembre-se que quando ela esfria, engrossa um pouco mais).
Se optar pelo rum, coloque nessa hora, após a retirada do fogo (para que o álcool não evapore).
Deixe na geladeira, num recipiente fechado, até o momento de desenformar e/ou servir o manjar.
do Manjar branco:
Numa panela coloque o leite (reserve uma xícara desse leite, numa tigela, para misturar à parte, com o amido), o leite de coco, o açúcar, e o amido de milho que você misturou à parte com a xícara de leite (misture com um pequeno fouet, ou um garfo, até dissolver bem).
Leve a panela ao fogo médio, mexendo sempre com um fouet, para que o manjar não crie grumos.
A partir do momento em que começar a ferver, diminua a chama do fogão ao mínimo, e continue mexendo por uns 5 minutos ainda, a fim de cozinhar bem o amido.
Despeje numa forma de furo no meio – ou em ramequins, se optar por miniaturas (eu costumo molhar a forma apenas com água, mas não precisa untar).
Cubra com plástico filme (para não criar muita película no manjar, ao resfriar) – e deixe amornar para levar à geladeira.
Deixe na geladeira por pelo menos 6 horas até desenformar (eu prefiro fazer na véspera de servir).
Montagem:
Para desenformar o manjar, passe nas bordas da forma, uma faquinha, delicadamente, a fim de desprendê-lo.
Deixe o prato de servir posicionado, e num ponto qualquer do manjar, com cuidado, enfie a faca até quase o fundo da forma, para que entre um pouco de ar. Assim ele desenformará com muita facilidade.
Desenforme o manjar no prato, decore com as ameixas, e regue com um pouco da calda.
Sirva o restante da calda, numa molheira, à parte.
=========
Dicas da Lena:
– Muito importante: a medida de colher se sopa – nesta, assim como em todas as minhas receitas – precisa ser colher-medida.
Tenho muito medo de algumas receitas brasileiras que usam como medida, a colher de sopa com a qual toma-se sopa, e ainda diz que é “colher de mãe”… aí mede-se farinha em bolos, fermento, e neste caso, o amido, numa quantidade a mais, que vai alterar completamente a textura do doce. Se colocar amido a mais, o manjar ficará duro. E sempre nivele a colher-medida, com uma faca. As medidas em doces são precisas, para que tenham um ótimo resultado.
– O rum, na minha opinião, dá um toque incrível na calda. Mas como é álcoólico, se algumas pessoas não puderem ou quiserem, acrescente metade do rum da receita, à metade da calda pronta, e sirva as duas caldinhas à parte : )
– Se quiser um manjar maior, pode dobrar a receita tranquilamente. Para a minha forma, foi o tamanho exato, e o ideal para o número de pessoas.
– Algumas pessoas gostam de acrescentar coco fresco no manjar. É uma opção. Nesse caso, decore com um pouco de coco fresco também.
– Se preferir fazer individuais, lembro que aquela tigelinha de vidro que costumamos ter em casa, deixa o manjarzinho desenformado tão bonito quanto os ramequins.
– A única coisa que realmente eu recomendo, é que você desenforme, seja o manjar grande ou pequeno… serví-lo em taças não é a mesma coisa; não fica o mesmo visual : )
– Se não gostar de ameixas, pode mudar a fruta. Esse é o clássico. Mas pode ser cerejas, morangos, pêssegos, frutas vermelhas, abacaxi, banana…
– Atendendo a pedidos, para quem não tem colher-medida, mas tem aquelas jarrinhas medidoras ou xícara-medida, as 8 colheres (sopa) de amido de milho = 1/2 xícara (de 240 ml)
Posts Relacionados
74 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
Sobre a Autora
Na paixão da infância pelos doces que minha avó fazia, eu a ajudava. Adolescente, já fazia todas as sobremesas dos jantares e festas da casa. Em seguida, surgiu em mim a "Artesã dos chocolates"... e acho que serei isso em todas as vidas futuras...
Buscar
Anúncio
Categorias
- Balas e caramelos
- Barrinhas
- Biscoitos
- Bolinhos
- Bolos
- Bombocados
- Brownies
- Cheesecakes
- Chocolates
- Comfort food
- Compotas
- Conversas doces
- Cookies
- Cremes e pastas caseiras
- Cremes gelados
- Cupcakes
- Design
- Dicas
- Doces
- Docinhos
- Especiais
- Frutas
- Fudge
- Marshmallows
- Merengues
- Mingaus
- Morangos
- Mousses gelatinas e aeradas
- Muffins
- Pães
- Pães rápidos
- Panna cottas
- Pão de Mel
- Pavês
- petit-fours
- Pra tomar com café
- Pudins
- Rocamboles
- Sobremesas geladas
- Sorvetes
- Tortas
- VIAGENS
- Waffles e panquecas
Que delícia, Lena. Minha avó também costumava fazer esse doce na infância. E a forma era bem parecida. Linda, linda. Mas seu post me fez lembrar uma oficina de história/culinária com a Joana Monteleone. Dá uma olhada nessa notinha com a história do manjar branco – http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/manjar_branco_uma_historia_portuguesa.html
Beijos
Karina Batista
mariacarambola.wordpress.com
Olá, Karina, bem-vinda!
Que bacana, já vou lá : )
Beijos
Como isso lembra a minha infância, eu adorava manjar!
Nunca mais comi, mas pelo visto está na hora de criar esse hábito no meu filhote!
Está lindo, como tudo que você faz, um beijinho
Então, Valentina…
Também acho, tá na hora ; )
Beijos
é a única hora que eu gosto de ameixas 😛
essa receita além de linda, é fácil, gostosa e GELADA, tudo que esse calorão danado tá pedindo! o/
de-lí-cia!
Oi Manu!
Acho que há sempre um lugarzinho pra cada coisa harmonizar né?
Pra você, as ameixas são aqui ; )
Sim, bem geladinho
Beijo
Lena,
Que delícia. Adoro manjar.
Estava esperando o calor diminuir para fazer o bolo de chocolate com brigadeiros, mas acho que o bolo dançou..kk..a receita do Manjar passou na frente e será o próximo a ser feito.
Obrigada por mais essa delícia e pelo carinho e a beleza dos seus posts.
Estava fazendo muita falta.
Bjs
Oi Cinara!
Além do que, ô receitinha fácil essa não é?
Concordo, faça o manjar primeiro : )
Beijo
Realmente Lena, bem fácil.
Bjs
Oi Lena,
Lembro sempre dos manjares das férias que passava com meus avós, em Minas, que coisa, parece que sempre temos uns doces que a gente lembra mais. Mesmo que a gente não coma sempre!
Beijos doces
Luiza
Luiza, bem-vinda,
Sim, alguns doces ficam na memória afetiva, porque o paladar é eterno!
Beijos
Que forma mais linda!!!!!!!
Preciso fazer neste fds : )
Beijo
Patricia,
Né? ; ))
Helena, obrigada pela visita. Então, menina, imagine meu susto quando ela começa a ler a receita de manjar da dona Maria e termina com o adorno, uma pena de galinha preta. Vai ver que é por isso, para dar um contraste, que hoje a gente usa a ameixa preta, rs. Beijão
Karina Batista
mariacarambola.wordpress.com
Karina
Hahahahaaaa!!
Rindo muito aqui!
Ameixa é mais gostoso né? ; )
Beijo
Lena, que delícia de receita, e super fácil! Adorei, preciso agora deste manjar! hahaha
Beijos!
Oi Fabi!
Né?
Pra você, é fazer com um pé nas costas, querida : )
Beijos
Lena, meu marido adora essa sobremesa. Na ceia de ano novo decidi fazer para ele pela primeira vez. O resultado só não foi catastrófico porque ficou uma delícia. Na hora de desenformar ele virou um creme e não um manjar. Servi nas taças mesmo, uns com calda de ameixa e outros com calda de cerejas. Ficaram excelentes, mas realmente o clássico com ameixas fica maravilhoso.
Agora vou tentar de novo com a tua receita.
Bjo
Karen, bem-vinda!
Pois é, sempre leio essas coisas de receitas que ficam moles e não desenformam…já vi até nesses grandes sites populares, quantidades errôneas de amido, e as reclamações nos comentários. Uma pena…
Tenha a certeza de que se você usar a colher-medida, como explico nas minhas receitas, e nivelar com uma faca, não tem erro!
Beijo, me conte depois ; )
Querida Lena, aconteceu comigo o mesmo que com a Karen, virou creme. Fiz do jeito que você falou, fui colocando as colheres de amido de milho niveladas na xícara y deu um pouquinho menos de meia talvez. Será que foi pouco amido? Em gramas quanto você acha que seria? Quero tentar novamente, espero que dê certo. Estive olhando suas receitas e elas parecem deliciosas! Beijos
Ludmila,
Só se a colher-medida for de tamanho um pouquinho menor…
experimente colocar mais uma ou duas colheres. Aì firmará mais.
Beijos
Que fofura, Lena! Manjar branco também SEMPRE me lembra da minha avó <3
Ô Mari,
Tão feliz que existem receitas simples que nos remetem à boas lembranças <3
Beijo, querida!!
Ai Lena,
não tem como não associar manjar ao meu pai, uma das suas sobremesas favoritas que eu faço em casa com muita frequência, tb com outras caldas, apesar de preferir a de ameixa.
Realmente as suas medidas são perfeitas e infalíveis.
Beijo
Karlinha,
Obrigada mesmo…
Coisa boa isso não é?
Mas com outras caldas também é uma delícia. A culinária, e em especial os doces, nos trazem uma magia de sensações, que palavras não traduzem <3
Beijo!
Manjar, manjar
Manjar dos deuses, isso sim : )
Vou fazer amanhã, e está decidido!
Beijão
Maria Luíza,
Opa, decidiu, tá decidido! : )
Beijo
Está lindo! =)
Sou fissurada por manjar. Sempre me vem a mente uma imagem do caderno de receitas da minha tia, que tinha a receita de manjar em destaque, por ser um dos seus doces preferidos.
Tinha até foto, sabe? E há mais de 15 anos não era tão comum as fotos nos cadernos. Só quando vinha na lata de leite moça. Hahaha.
Nossa! Mesmo com meus vinte e poucos, me senti uma velha saudosista falando.
Beijo!
Rafaela!
Uma menina ainda, você… mas com memória afetiva ; )
Beijo
Lena, adorei teu manjar. Acredita que eu não sabia como se faz? Apesar de gostar, nunca me atrevi a fazer porque jurava que era como pudim – e eu não me dou bem com pudins, rs. Gosto demais das suas receitas porque são muito explicadinhas, não tem como errar 🙂 Vou guardar a receita para testar. Um beijo!
Por favooor, Adriana, então não seja por isso!
Tão facinha, faz ; )
Beijos
Lena,
Nunca vi receitas tão bem explicadas como as suas.
Sem falar na beleza das fotos, dos doces e das produções.
Qualquer um consegue fazer, que beleza!
Abraços
Tathiana,
Obrigada..
Uma das coisas que mais me incomodava quando comecei a cozinhar, era ler uma receita que mal explicava o processo.
A ideia é essa: pra TODO mundo poder fazer – se não for pra isso, meu blog não tem sentido ; )
Beijo
Um dos meus doces prediletíssimos 🙂 Esta forma é linda! Beijos
Oi Lu,
Que bom que você gosta de manjar! E eu também adorei minha forma : )
Beijo
Essa é a sobremesa favorita do maridão
Eita, Patty,
Tá bom pra fazer no fim de semana né?
Beijo
Oi Le,
Adorei seu manjar, parece uma nuvem branca, fofa e muito suave.
O doce vem contrastar com a suavidade do branco do bolo, os quais criam uma harmonia contrastante.
Uma delicia de sabor e de cor.
Com certeza é uma receita que eu vou querer experimentar.
Bjs desta sua amiga.
Lénia,
Obrigada, querida.
E você que é portuguesa, verá no comentário da Karina, que a origem do manjar é do seu país, porém, no início, totalmente diferente.
Beijo
Lena boa noite.
Gostaria de saber qual é essa colher medida ,já que vem algumas juntas de varios tamanhos.
Amo fazer doces mas manjar nuinca fiz até que neste natal caiu pramim levar esse doce.
Tenho medo de fazer e sair muito duro por isso preciso de sua ajuda amiga ,tenho aqui em casa aquele colpo medida será que da certo?
e qual é a medida que devo usar nele ,já que tem medida de açucares,farinha,semolina etc espero ansiosa pela sua orientação.
Agradeço desde já bjs
Marcia,
Vem escrito nas colheres: chá, sopa etc.
Use xícaras de medida-padrão tb, e nivele com a faca.
É isso.
Bjs
Eu fiz ontem essa receita e foi um
sucesso!!! meus filhos amaram
vou ter que repetir!!
Olá, sou portuguesa e leitora do “Blog Anfitriã” e comentei lá que adoro o Manjar Branco !!! Também já tentei fazê-lo mas não consegui, ele ficou mole de mais e desfez-se…. então pedi á Priscilla, a receita.e uma outra leitora (Tereza Marques) aconselhou-me o seu Blog. Estou encantada e deliciada!!!! vou experimentar a sua receita,,,, cumprimentos Ilda
Olá Ilda!
Coisa boa saber dessa indicação viu?
É verdade, as receitas de manjar nem sempre dão certo.
A minha é bem precisa, mas preste atenção na quantidade de amido de milho: deve ser medida nas colheres de sopa medidas, e niveladas com uma faca.
Bem-vinda e depoois me conte ; )
Beijo
Que maravilha!!! que bom receber resposta, nem imagina o quanto eu gosto de navegar virtualmente nos vossos doces, na decoração, e nos lugares maravilhosos que eu já tive o prazer de experimentar e de me deliciar…… e que neste momento sinto uma nostalgia muito grande e é desta forma que eu tento comatar…. Muitos parabéns pelo seu Blog, para além de ser muito agradável á vista, vê-se o seu gosto e profissionalismo pelo seu Hobby….. Obrigada pelo seu carinho, beijinhos Ilda
Ilda,
Seja bem-vinda sempre!!
Beijão
Que blog lindo, com um toque de carinho e profissionalismo….
Obrigada Lena, o manjar branco já está na geladeira, e a calda vou colocar rum, sim!!!
Muito obrigada!Bjus
Marcia Cris – RS
Marcia,
Muito obrigada e seja bem-vinda querida!
Hahaaa!! Vc é das minhas; rum é tudo!
Beijo
Será que poderia ter a receita do Manja Branco em francês?
Merci.
Poderia ter a receita do Manjá Branco em francês?
Obrigado
Vou fazer, tem cheiro, visual e gosto de infancia.^Minha mãe fazei doces para o meu pai em latas de óleos salada de 20 litros, Ele era uma formiguinha! No tal fiz uma receita que (não a sua, que não deu certo) virou mingau com calda de ameixa! Mas a calda era execelente.. risadas..
Marinilde,
Tô na torcida aqui!
O meu dará certo ; )
Beijo
POSSO USAR FORMA DE VIDRO . NUNCA FIZ MANJAR. JA COMI CLARO BJS
Pode sim, Lívia
Olá, muito legal seu blog!
Estou querendo fazer essa receita de manjar agora pro dia das mães e estou com uma dúvida:
tenho um conjuntinho de colheres medida aqui em casa, mas estou confusa, a maior medida, que acredito ser a colher de sopa indica 1/2 Tbs ou 7.5 ml. Procurando na internet, alguns sites sugerem que uma colher de sopa equivale a duas medidas dessa colher medida.
Vc sabe me dizer se é isso mesmo?
Obrigada!
Marina,
Não estou vendo a sua colher nem sei qtos ml tem uma colher de sopa.
Mas:
1) Se está escrito 1/2 – seja qual for, indica que é MEIA (não inteira)
2) Tsp é Teaspoon (colher de chá)
3) tbp é tablespoon (sopa)
4) UMA COLHER DE SOPA são 2-1/2 colheres de chá
Bjs
Obrigada Lena,
tenho uma colher Tsp e vou seguir sua dica!
Bjos
Obrigada, ansiosa por uma receita que dê certo. As minhas costumam ficar moles, sempre mingau, que raiva!!
Vou tentar essa, depois conto!! É para um churrasco amanhã!!!
Sugestão: para doces, como você mesma diz, as medidas deverm ser precisas, por que não colocar em gramas, ml? As balanças digitais estão com preços acessíveis e quem gosta de cozinhar, não custa investir em uma. Adoro medidas pesadas, não há como errar!!
Abraço.
Rose,
Que bom q vc vai fazer.
Não vou também transformar em peso porque:
1) Cada post me toma 2 dias pra preparar
2) Vc acha acessível, mas garanto q 95 % das pessoas não terÁ balança
3) Eu teria q colocar em peso E em medida e não tenho mais esse tempo. 4) Acho q minhas receitas já são extremamente minuciosas. Mais que a gde maioria.
5) Pra colocar em medidas e pesos, tenho q pegar minha balança, e além de medir( pra quem nao tem), pesar CADA ingrediente.
Entendeu? 😉
Beijos
Olá! Parabéns pelo terceiro aniversário do seu blog.
Então… Gostaria de saber se acrescentando 100 gr de coco ralado, eu teria que mudar a quantidade de algum ingrediente do manjar.
Nota: conheci seu blog a pouco tempo, mas ele está ajudando a mudar minha visão em relação aos doces e sobremesas em geral. Obrigado.
Oi Marcus,
Que bom que você está mudando pra melhor sua relação com os doces.
Pra adicionar coco ralado não precisa mexer em nada. Basta acrescentar no iício e ir cozinhando com o coco junto, assim ele vai também hidratando.
Beijo, volte sempre!
Fez o maior sucesso, me senti o maximo, Pois não costumo cozinhar. Bjsss.
Bonjour!
Hà 20 anos morando na Suíça, neste último verão me bateu uma saudade imensa de “Manjar Branco com calda de ameixa”… Entrei na internet vi inúmeras opções de receitas e de imediato “algo” me chamou para a tua receita, cliquei e Entendi o “porquê” ! Chère Madame, você tem o DOM de escrever suas Receitas nos “mergulhando” nas NOSSAS lembranças Culinàrias Familial, Lembranças de um Paladar Emocional… “Félicitations”!!! Merci d’exister!! (ja fiz varias vezes sua receita com sucesso, minha familia e os amigos suíços adoram!) Je vous embrasse depuis la Suisse, Ana Cristina
Que delícia Ana Cristina!
Tão vbom ler esse seu comentário. Transportei-me agora.
Fui apenas 2 vezes à Suiça e sempre penso que devo voltar…
Beijos, bem vinda!!
Oi Lena.
Parabéns pela forma carinhosa e cuidadosa de escrever. Além da gentileza em responder aos comentários. Adorei a receita, pois adoro manjar branco. Vou me aventurar nesta simplicidade en cantadora de receita. Gostei muito da forma. você pode me dar a dica de onde encontrar?
Oi Marcilene,
Obrigada viu?
Esta forma eu trouxe dos EUA, e ela não é muito grande.
Mas outro dia eu à via pra vender numa loja da Spicy do Morumbi SHopping em SP. Não sei se ainda tem.
Bem vida e grande beijo!
Olá quero saber se eu posso colocar só a ameixa em calda da lata que vem pronta!!!
Pode, claro, Monica
ola, comi uma vez um manjar com coco, será que é só acrescentar o coco, ou tem outro tipo de manjar?
e a cobertura dele era vinho…
Obrigada Helena,era isso mesmo que eu queria.Feliz Natal e Super 2015.
Ola, então seria 120ml de amido de milho? Coloquei leite condensado, pq o açúcar daqui da Noruega é muito grosso. Não sei não, mas parece que vc tem razão, colher de sopa passou da medida deu errado!
Nossa obrigado, eu tava a procurando a receita desse maravilhoso prato.
Lena amo seu blog, obrigada pela receita maravilhosa de manjar, e estou ansiosa pela receita do bolo de chocolate que postou no face
Tem como resistir a isso? que deliciaaa.. meu Deux