Minha homenagem ao Dia das Crianças, com o docinho brasileiro mais clássico que existe!
Resolvi que já não era sem tempo de postar aqui a minha versão de brigadeiros – que não é extremamente doce, por levar cacau em pó e um pouquinho de chocolate meio-amargo, além de creme-de-leite. Gosta dele doce? A única substituição permitida aqui é colocar chocolate ao leite em vez do meio-amargo. E não se preocupe: eu uso o belga, mas pode ser cacau em pó e um ótimo chocolate nacional.
Esses redondinhos cremosos da minha infância me remetem aos nossos aniversários – meu e dos meus irmãos. Minha avó passava dias fazendo todos os docinhos. Não existia essa moda de brigadeiro de colher, nem direto da panela não… Só comíamos essas gostosuras depois de devidamente enrolados, passados nos granulados, e colocados em suas forminhas. O problema era conseguir parar. Porque, né…
Pras minhas crianças eternas do coração: Pietro ♥, Bruninha, Igor, Cacá, Lulu, Gugu, Jessica, Marcela, Carol, Phil, Sassá, Michelle, Nicole… e todas com quem convivo…
Tempo: 1 hora mais tempos de resfriamento
Rende: 30 brigadeiros
Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal (usei manteiga)
– 1/3 de xícara de cacau em pó (o cacau, não o chocolate em pó)
– 1/3 de xícara de chocolate meio-amargo picado (usei o 70%, mas pode ser de 50% e acima)
– 2 colheres (sopa) medidas/niveladas de creme-de-leite em lata, sem o soro
– ¼ de colher (chá) medida/nivelada, de sal
– 1 colher (chá) de baunilha
– Para cobrir: Granulados de sua preferência
Preparo:
Leve um pires (vazio) ao freezer, para fazer o teste do ponto de brigadeiro
Coloque todos os ingredientes numa panela de fundo grosso, menos a baunilha.
Misture um pouco com uma espátula de silicone, e leve ao fogo médio, mexendo até os ingredientes todos derreterem e misturarem homogeneamente.
Diminua a chama do fogão para o mínimo.
Mexa continuamente com a espátula, e alterne com um fouet, para não deixar grumos.
Quando aparecer o fundo da panela, mexa por mais 2 minutos, desligue o fogo,retire o pires do freezer e coloque uma colher (de chá) da massa no pires, e volte ao freezer por 1 ou 2 minutos, até esfriar. Teste o ponto, e veja se consegue enrolar. Se sim, está pronto e é só acrescentar a baunilha, mexer levemente e despejar a massa num prato raso untado com manteiga. Se ainda estiver um pouco mole, devolva o pires no freezer, acenda a chama do fogão e mexa por mais 1 ou 2 minutos. Apague o fogo e repita o teste. Acrescente a baunilha, misture apenas e passe para o prato untado.
Deixe a massa resfriar em temperatura ambiente, coberta com um plástico-filme.
Unte as mãos com manteiga e vá formando as bolinhas, passando pelos granulados de sua preferência.
============================
Dicas da Lena:
– Gosto de granulados de chocolates de boa qualidade, mas não há brasileiros.
– Uso os da Callebaut, belga, à venda em algumas lojas de artigos para confeitaria. Meio-amargo e ao leite, que são os da foto, quadradinhos.
– Usei também uns flocos de chocolate ao leite, maiores, de uma marca alemã que encontrei à venda, pra dar uma variada no visu…
– Os outros, coloridos, etc., não são realmente gostosos, mas vale a brincadeira pelas crianças.
– Este brigadeiro não fica tão doce, mas se preferir substituir o chocolate meio-amargo pela mesma quantidade de ao leite, fica ótimo também.
– Não abro mão do cacau em pó, que neste caso também é belga, pela diferença no sabor e resultado final. Mas há cacau em pó brasileiro, à venda nos supermercados, ao lado do chocolate em pó tão conhecido como “do frade”. Em último caso, pode-se usar o chocolate em pó. Porém, achocolatado, jamais, caso queria que o resultado seja igual a este.
– Imprescindível fazer o teste do pires no freezer, pois as receitas de brigadeiros costumam dizer que “está pronto quando aparecer o fundo da panela”, e isso é muito subjetivo.
– Esta massa, por levar creme-de-leite e chocolate derretido, demora mais a açucarar, permitindo uma maciez maior, mesmo conservado em temperatura ambiente. Mesmo assim, sempre recomendo, se não guardar em recipiente fechado na geladeira, ao menos cobri-los com papel alumínio para que não ressequem/açucarem. Este é o pecado maior dos brigadeiros…
– Valem aqui as dicas de variações: uma cerejinha dentro, ou algumas nozes/amêndoas/pistaches moídos e também cobrindo a massa; enfim, fica ao seu gosto pessoal.
– Mas, lembrando que este em particular que é para o Dia das Crianças, deixar a textura e o visual ao gosto delas, é prioridade!
Posts Relacionados
255 Comentários
Deixe um comentário Cancelar resposta
Sobre a Autora
Na paixão da infância pelos doces que minha avó fazia, eu a ajudava. Adolescente, já fazia todas as sobremesas dos jantares e festas da casa. Em seguida, surgiu em mim a "Artesã dos chocolates"... e acho que serei isso em todas as vidas futuras...
Buscar
Anúncio
Categorias
- Balas e caramelos
- Barrinhas
- Biscoitos
- Bolinhos
- Bolos
- Bombocados
- Brownies
- Cheesecakes
- Chocolates
- Comfort food
- Compotas
- Conversas doces
- Cookies
- Cremes e pastas caseiras
- Cremes gelados
- Cupcakes
- Design
- Dicas
- Doces
- Docinhos
- Especiais
- Frutas
- Fudge
- Marshmallows
- Merengues
- Mingaus
- Morangos
- Mousses gelatinas e aeradas
- Muffins
- Pães
- Pães rápidos
- Panna cottas
- Pão de Mel
- Pavês
- petit-fours
- Pra tomar com café
- Pudins
- Rocamboles
- Sobremesas geladas
- Sorvetes
- Tortas
- VIAGENS
- Waffles e panquecas
************suspiros********************
Marido já disse que quer. Vc criou um monstro, amiga, só digo isso… kakakaka.
Seus brigadeiros são fantásticos e eu adorei saber o trucão do creme de leite e da baunilha, De fato, a qualidade dos ingredientes faz toda a diferença, mas o carinho que a gente bota na massa….ah, isso tb é tudo né?
Um beijo e feliz dia das crianças! 🙂
Faby
Fabyyyyyyyyy !!!!!!!
Feliz Dia das Crianças procês dois : ))
É, parece que criei um monstro que quer crescer e ser alimentado … Hahaha
Mas se avexe não, mesmo com a receita aqui, vou continuar mimando aquele monstrinho ; )
Beijooooo
P.S – Já disse que amo você, né? ♥
Lena,
Depois deste teu post, hoje vou me permitir além de sair da dieta, virar criança mais uma vez…Adorei, as “dicas da Lena” valem tanto quanto a receita. Parabéns pelo blog e pela excelência nos doces. Beijos
Muiro obrigada, Li!
Faça sim… Hoje, e sempre!!
Dieta vale, mas sair dela é um presente pra nós mesmas ; ))
Beijo
Hum!! Que aspecto fantástico. E as dicas são super. Mais uma vez parabéns!
ANa,
Superobrigada, e bem-vinda sempre por aqui!!
Beijo
cara Helena !!!
Humm !!!!!!!!!!!!!!!!! que MARAVILHA !!!!
Dia 3 / 11 é meu NIVER ! vou receber boas e poucas amiga se pela primeira vx. não vou encomendar docinhos e sim fazer uma boa quantidade de Brigadeiros !!Rs ! vou testar antes ! claro ! rs !!!
E os granulados de boa qualidade vou ver se encontro aqui no Rio , na CASA PEDRO !!! Realmente os brasileiros são péssimos !!!
Hj. após o almoço vou me aventurar nos biscoitinos p/ tomar c/ chá ! aproveitar o friozinho que está fazendo no Rio ! Rs !!!
Beijinho !
Márcia
Márcia,
Pois é, que pena que a Kopenhagen teve um granulado maravilhoso.
Não durou nem 1 anos e recentemente tiraram de linha…
Postarei em breve cajuzinhos de amendoim e camafeu de nozes.
Beijoo!!
Márcia, tudo bom?
Vc conseguiu achar o granulado no Rio? Fui na Casa Pedro e não achei, fui na Lidaddor tb não. Help!!! Bjs
Eu compro o chocolate belga numa loja no centro de Niterói, que se chama Renata’s Decorações. Fica próximo a Rua Marechal Deodoro,na rua em frente ao antigo Itaú, pertinho das barcas. Busca o end. certinho no site deles. Eles tem muita coisa de confeitagem tb.
Compro na Av Olegário Maciel na Barra loja Arte do Bolo
Lena, arrasou! Que fotos de-li-ci-o-sas! E agora, preciso fazer essa receita com urgência. Bem, meu jeito de homenagear todas as crianças e meus seguidores do Armazém será falando sobre o brigadeiro e como na minha vida só quero o melhor, vou falar dessa maravilha que devo ter conhecido(mais uma vez) pelas mãos das meninas do Rainhas do Lar. Obrigada,Lena! Valeu,Fabi! Feliz dia das crianças a todos nós! BJks
Wanice,
Também vou entrar no seu Blog.
E adouuuuro essas cositas esotéricas e espiritualistas… isso é a minha cara ; ))
Prazer em te conhecer também
Beijo!
Helena, querida!! Você fez minha felicidade neste dia das crianças! Que surpresa maravilhosa descibrir seu blog… parabéns e muito obrigada!! Beijo
Tati,
Não mais feliz do que eu recebendo pessoas como você aqui!
Bem-vinda!
Beijo
Tia Lenaaa,
Nem acreditei quando vi esse post… Em primeiro lugar, quero que saiba que ter vc como tia é um presente de Deus na minha vida. Além disso ter uma tia tão doce e que faz esses doces, é demais para essa “criança”aqui.
Receita anotada, agora, mãos à obra na cozinha, mas como sei que não vou chegar nem perto dos seus, vc pode guardar uns para mim? hihi… Amo você!! Beijão
MInha linda Bruna
Ter você como sobrinha é dadiva!!
COmo aluna dos doces, ainda não sei… Hahahaha ; ))
Vamos fazer uns desses quando eu for a Belém de novo? Na sua nova casa ; ) ????
Beijoo – saudades
Com certeza, tia!!!!!
Vou ficar na contagem regressiva!!!!
Beijão!
Bruninha
Te amo demais ♥♥♥♥♥♥
TB!!!!! Muito Muito Muito!!!!!Bjs
temos vontade de comer a tela do computador …!! hummmmmm!!!!
Val amada!
Nem preciso dizer o quanto as “nossas” crianças são importantes, né?
Pra elas, pra nós…
Feliz Dia das Crianças e aproveite demais SF com a Cacá!!
Beijoooo e saudade!!
Lena!!! Eu fiquei duplamente feliz! Primeiro por descobrir seu blog e segundo por achar alguém que faz brigadeiro de forma parecida com a minha!!! Ainda mais alguém com tantos predicados! É que eu sou endocrinologista e vivo procurando maneiras menos engordativas de fazer “releituras” desses quitutes bons da vida… Só coloco mais creme de leite (uma latinha sem soro, do light), uso o leite condensado light e de resto faço tudo igualzinho! Acaba num segundo nas festinhas… Todo mundo ama! Só nunca experimentei a baunilha… Esse é o toque de mestre que deve fazer toda a diferença… Temos um blog em família focado em casamentos e coisas de mulherzinha e o seu é pra recomendarmos já! Parabéns!
Ihh, Juliana,
Não espere de mim coisas muito lights não… (risossss)
Mas a verdade é que escolho ingredientes pra lá de bons!
Volte sempre! Obrigada, viu?
Beijo
Oi Lena querida!
Sabe que aqui agente nao comemora o dia desses pestinhas rsrsrsrs…eles ja tem o HALLOWEEN pra se fartar nos doces mas os brigadeiros..ah os brigadeiros… sao pra todas as horas, dias e datas comemorativas…Vou comecar a sofisticar os meus brigadeiros, o unico problema sao as suas embalagens…aqui nao tem mesmo essas delicadezas..rsrsrs… mas enrolar e confeitar vai.
Ah…que chocolate uso pra cobertura ?..um que eu encontre no HEB claro.
Beijao e saudades.
Grace eeeeeeeeeeeeeee !!!!!!!!!
É porque o dia dos “pestinhas” aí é o Halloween … HAHAHAHAHA
Ó, amiga, que vc encontre no HEB não tem nenhum muito bom não…
Algum da Wilton, quem sabe… mas bom, bom, bom, não é … rsrs
Quqer coisa, rale no ralo grosso um bom chocolate meio amargo… Ghirardelli, Nestlé, whatever
; )))
SAUDAAAAADE e ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Lena,
Que delícia de presente de dia das crianças. Muito obrigada por mais essa receita maravilhosa que divide conosco. Essa é especial, lembra infância.
Com certeza farei o mais rápido possível.
Bjs
Que bom , Cinara,
Fique atenta pras outras que virão ; ))
Beijo e bem-vinda!
Lena, deu uma vontade…
Bjs
Carla
Ué, Carla,
Deu vontade, experimenta!!
Beijooo
Êbaaaaaaaaa…..nem credito, que delicia!!!!!!!!! Obrigada pela receita do brigadeiro tão desejado. Hummmmmm….vou fazer hoje mesmo. Áh e a dica (bolachinha de limão) da manteiga amassada na xicara valeu, nunca dava certo.
beijão
Estela
Oba!!
Adouuuro quando você se animam !!!
Quero saber tuuuudo depois, hein? Volte pra contar como ficou
Beijo
Oieeeee!!!!! estou “louca de paixão” por suas receitas… hj ( pra ser mais exata agora ) , vou fazer as bolachinhas de limão…. e ameiiiiiii a dica do teste no pires para o brigadeiro , esse negocio de desligar qdo aparece o fundo da panela é de enlouquecer qualquer um … hehehehe !!!!
Bjssssssssss
Ana Gabriela
Hahaha! É verdade, tem uma coisas que escrevem por séculos nas receitas e que não são claras.
“Aparecer o fundo da panela” deixa a gente louca, né?
Depois que fizer, quero saber, tá? ; ))
Beijo
Lena do céu, desde q vi o primeiro post da Faby falando dos seus brigadeiros,q desejo eles,e olhe q não sou fã nº 1 deles não, por achar doce demais…mas essa sua receita é escâaaaandalo, vc não é fraca não viu!
Tô amando seu blog,pq amigas das nossas rainhas,são nossas amigas tb!
Beijos
Kate
Que bom q vc gostou!
E vc vai fazer né? ; )
As Rainhas são majestades nos nossos corações!
Bjos
Lena, querida, obrigada por nos ter brindado com sua receita maravilhosa. Agora vou pesquisar sobre os lngredientes belgas aqui em Brasília. Quero fazer sem alteração. Bjs.
Ô Zezé!! Então só posso ficar aqui na torcida q vc encontre tudo! Mas se preocupe não: cacau em pó e choco meio amargo nacionais vão ficar ótimos tbém! Beijo
Lena, é exatamente pra comermos essas coisas boas não lights da vida, que existe dieta! Quem precisar, faz depois! Dietas existem aos montes, docinhos perfeitos nem tantos… Hihihi! Bjs!
Juliana,
Que fofa! Sò sei que são feitos com muito amor… e calóricos : )
Beijo, bem-vinda!!
AMEI!!!!!!!!!
Flavia
Bem-vinda!
Beijo
Lena to com agua na boca desse brigadeiro!
Onde vc compra esses chocolates diferentes que voce usa pra enrolar o brigadeiro e o o cacau em pó belga?
obrigada 🙂
Laila
Te respondi por e-mail, não?
Beijo, e bem-vinda sempre!
Ah, Lena, babei do início ao fim e estava aqui me divertindo com os comentários e procurando alguém que já tivesse apontado a mesma dúvida que tenho – e a Laila postou! Onde encontrar o cacau em pó belga e o granulado também. Pode me mandar por e-mail também? Ou colocar aqui, o que você preferir).
Um abraço e parabéns!!
Olá Lena,
Adorei todas as receitas do seu blog, já está adicionado nos meus favoritos!
Uma loucura esse brigadeiro =)
bjs
Viviani
Que bom que favoritou!
Será minha convidada sempre!
Beijo
Oi Lena!!
Adoro suas receitas, que aliás já fiz, testei e aprovei váariass!! Sou uma grande admiradora do seu talento e de como vc faz disso um “bem público” compartilhando conosco suas receitas e suas dicas maravilhosas!!
Gostaria de lhe pedir que postasse uma boa receita de brownie! O que vc acha??
Bjoss!! =)
Laurence
Oi, querida!!
Vc tem sido uma grande companheira nas minhas receitas!
Já está anotado, e provável de ser a próxima, depois da de hoje ; ))
Beijos!
Ah! Que docinho carinhoso esse! Pena que degustei poucos, meus sobrinhos chegaram e devoraram! Rs… Sinal que deu certo, não é?
Gostei muito da receita, não ficou aquele doce “supermegaenjoativo”!
Beijos doces!
Regina
Ô, se deu certo!
Minha maior felicidade é quando vocês fazem, e principalmente quando gostam.
Seja sempre bemvinda aqui!
Beijuka
Oi Lena!
Estou doida para testar esta receita, assim como várias outras. Mas fiquei com 2 dúvidas:
– onde você compra os chocolates?
– a baunilha deve ser usada em que forma (essência, semente, etc)? Dúvida de leiga mesmo, que adora chocolate…
Beijos, e obrigada!
Teresa,
O chocolate é o belga Callebaut, tanto do cacau, em gotas, e os granulados.
A baunilha no caso dos docinhos e bolos é a líquida mesmo.
Quando for a fava, eu especificarei. Esta é mais utilizada em sobremesas cremosas, pudins e sorvetes.
Bem-vinda!
Beijo
Olá Lena, td bem???
Adorei a sua receita, vou testá-la esse final de semana.
Só uma pergunta, sou de cuiabá-mt e gostaria de saber onde vc compra esses confeitos. Vou para São Paulo e não sei onde comprá-los, vc saberia me dizer???
Abraços,
Rosany
Olá, Lena!
amei sua receita e já estou me esquematizando para testá-la….hummmm….o cheiro deve ficar maravilhoso na cozinha. Eu já faço com chocolate em pó, mas com cacau nunca testei. FIquei curiosa com esse belga e achei na Central do Sabor. Para quem quiser, é só colocar no googe q já sai o site pra ver.
Eu moro em Salvador, não tenho acesso direto a este chocolate, mas quem sabe não me animo pra fazer um belga. Deve ficar divino e ainda com esse aroma de baunilha!
Bjs, seu blog é LINDO, uma digna RAINHA!!!
Flavia,
Bem-vinda e superobrigada pelos elogios : )
SIm, é lá mesmo que tenho indicado pra comprar os granulados
Beijo…
Lena, fiz essa maravilha, mas para comer com a colher ( e com morangos..hum!). Fiz algumas adaptações pois ainda não deu tempo de ir comprar esse chocolate belga… Usei cacau em pó da garoto, chocolate amargo Casino e manteiga com sal (tinha em casa, na medida, daí não coloquei sal). Adorei!!! Não páro de comer, um terror! srs
Obrigada pela receita!!
Bjuss
Andreza,
Que delicia, de colher e com morangos!
E os ingredientes q vc usou são ótimos tb; sugeri mesmo essas opções!
Volte sempre : )
Beijo
Lena,
essa é a melhor recita de brigadeiro que já vi.
Perfeita. Agora tô em cócegas pra achar chocolate belga e testar.
Bj
Karla,
Obrigada; a intenção é pra que façam sem medos…rs
Pode fazer as substituições dos chocolates, citadas na receita, que fica ótimo também.
Beijo
Lena,
então na Central do Sabor, além de encontrar o Callebaut podemos encontrar esses granulados diferentes?
bjs!
Flávia
[…] de Cacau – perfeitos e deliciosos. Essa receita é a que eu utilizo e está detalhada aqui nesse blog […]
[…] na Cozinha, usou para fazer as bolotas chocolatentas da festa dela, com as receitas indicadas pela Helena Gasparetto, fica longe. E o trânsito em São Paulo dá uma preguiça. Já tinha desistido de ir atrás do […]
Oi Lena !!!
Ontem, fui comprar o confeito da Kopenhagen para preparar os meus brigadeiros, que estava esperando um data especial, para eu “mijogar”, sem culpa, e neste fim de semana, será o aniversário do meu primogênito, logo, foi a data escolhida, para celebrar com seus brigadeiros.
Entretanto, você sabe alguma coisa se os confeitos da Kopenhagen saíram do nosso mercado, fui a três lojas e não havia.
Desisti até mesmo que fazer o brigadeiro, e vim aqui salivar…..rsrsrs…
Beijo amada, e tenha um dia muito muito produtivo , e abençoado !!!
COm imenso carinho,
/Yônic@
Monica
em algum
lugar eu comentei que a Kopenhagen tirou de linha os granulados, por isso usei os da Callebaut…
Nao deixe de fazer so por isso.
Beijos e bem-vinda!
Oi amada, sorry, acho que não havia prestado atenção, no seu comentário.
Mas é uma pena né? Agora que graças a você descobrimos os tais granulados…,mas usarei os da Callebaut, comprarei amanhã pela manhã.
Lena já sou “véia” aqui do Blog, inclusive do “seu marshmallow”, RSRSRS…
Lena você está no facebook? Posso adicioná-la? 🙂
Caça aos granulados,
p.s.: Acabei de assar o Bolo de COCO FRESCO, oh my god, que delícia o que é aquilo, só a massa sem no recheio, já fez tanto sucesso, que estou a bater mais uma receita, QUE DELÍCIA LENA, Muito OBRIGADA por existir, e fazer tudo com tanto carinho,
Tenha um dia muito produtivo e abençoado, pois você é merecedora dele,
Beijo imenso, e mais uma vez O B R I G A D A
[email protected]
/Yônic@
Monica,
Você é gentil por demais!
E sou sim, abencçoada. Por ter pessoas tão bacanas que aparecem em minha vida. Como você.
Não tenho Fabebook por absoluta falta de tempo mesmo. Tenho Twitter.
Beijo
Oi Helena! Conheci seu blog no Comer para Crescer e vim especialmente conferir a receita do brigadeiro! Estou louca para fazer! Beijos!
Nine
Que bom!
Obrigada ao “Comer para Crescer”. E seja muito bem-vinda!
Beijo
Oi Lena, estava no café do Rainhas no sábado
e a moça da minha mesa falou de você, sorte a minha, rs.
Olha, parabéns! O que dizem de você (bem é claro!) faz juz
ao seu blog, receitas, dicas e afins.
E olha que estou só chegando, mas não poderia deixar de comentar.
bjus,
Rosangela
Rosangela
Obrigada!
Por que não veio falar comigo? Seria um prazer.
Seja bem-vinda e apareça sempre para um papo : )
Beijo
Oi Lena,
eu nem sabia de você, até ouvir falar da sua arte em doces e anotar seu endereço.
Foi a primeira vez que participei dos encontros, espero que não falte oportunidade de nos falarmos.
Ah, meu brigadeiro já está esfriando, que sabor show heim! Acha que dá pra congelar?
bjus,
Ro
Rosangela
Dá pra congelar sim, inclusive pronto, já enrolado. Deixe descongelando em pote fechado.
Volte sempre!
Beijo
Oi Helena,
Acompanho o seu blog a alguns meses e tenho que confessar que fico com agua na boca todas as vezes que vejo a suas receitas!!!
So tenho uma duvida, moro na North da California e tenho procurado o tal granulado belga da marca Callebaut e confesso que ja ‘fucei’ em qse rodos os sites possiveis e nada… Sera que vove poderia pela embalagem me dizer o nome em ingles???
Um abraco e muito sucesso,
daniella
Dani,
Minha amiga Fer do Blog Chucrute com Salsicha tb mora na California e outro dia ela achou um site que vendia os granulados Callebaut.
Anyway, eu nao tenho nenhum pacote fechado pra te passar o rotulo. Mas vc pode:
– Entrar no site da Callebaut e pesquisar
– Joga no Google q vc acabara encontrando alguem q venda.
Por ora, pra ficar gostoso embora não tão bonito, vc pode usar choco meio amargo ralado ou processado no ralo grosso. Infelizmente todos os granulados da Wilton são lindos, mas horriveis e duros de comer…
Obrigada e bem-vinda!
Beijos
Obrigada pela dica… Andei tentando e nada do tal Callebaut (rsrsrs)!!!
Um abraco,
daniella
Oi Lena!!
Estava atrás de uma receita de brigadeiro e me deparei com essa delícia!!!
Vou fazer para o niver do namorado….ele adora!!! Mas prefere os de colher…os mais molinhos!!!Será que rola com a sua receita?o ponto seria o de desgrudar do fundo da panela mesmo?
Bjo, querida!!
Oi, Lois
Rola sim, o de colher!
QUando fizer o teste do pires, tenha em mente que ele estará bem mais cremoso. Você saberá disso, porque AINDA não será possível enrolar uma bolinha entre as mãos.
Assim, ele ficará cremoso no ponto de colher. Vc pode tb dimunuir o chocolate meio-amargo (não o cacau), pela metade. Assim ele não firma tanto.
Beijo e volte pra contar !
Olá,
Adorei a receita. E como tenho um contato na Bélgica que vem passar as férias aqui na Bahia, fiz o pedido estou esperando. Ansiosa…
Parabéns pela transmissão do conhecimento de forma tão solidária e clara.
Qual a validade desta delícia?
Obrigada.
Jô, brigadeiros e docinhos a base de leite condensado açucaram depois de 2 dias. Este por levar chocolate derretido e creme de leite dura um dia a mais. Porém leia lá; pode congelar.
Beijo
Fiz no aniversário do meu marido. Não tinha chocolate belga, porque em SVP mal se encontram os gêneros básicos, e eu acrescentei uma colher de licor! Ficou divino! O que mais gostamos foi da textura, muito macia.
Beijos,
Nine
Olaaa!!!!
Amei mesmo esta receita! Agora queria saber quanto tempo dura este brigadeiro fora da geladeira???
Beijiooo
Helena,vc é uma pessoa maravilhosa e abençoada por DEUS, meus parabéns.
Tudo o que vc faz é uma delícia, começando por esses brigadeiros, que delícia, fiz e ficaram simplesmente fantásticos, que DEUS continue te abençoando.
Fiz também os cupcakes ficaram divinos, mas gostaria de saber se teriam outras coberturas e se poderia me mandar por email ou postar aqui, desculpe, mas tudo que faz é bom demais, por isso o abuso, rsrsrsrsrsrs.
DEUS te abençõe grandemente e obrigada pelo carinho de dividir suas preciosidades conosco.
Beijosssssssssssss
Oi Lara!
Obrigada por tantos elogios!
Cupcakes costumam ter cobertura de buter cream, ganache, marshmallow e cream cheese.
Eu tenho sim essas receitas, embora apenas uma esteja com o texto pronto.
Posso te enviar por e-mail depois da Páscoa, pq esta época é atarefadíssima para mim : )
Beijos
amiga…
adorei as dicas e o blog… me passe por email onde encontra esse flocos de chocolate…. amei…
obrigada.
Bjos
Luciana
[email protected]
[…] podem também fazer a minha receita exclusiva de brigadeiro, e banhar! Com o chocolate que sobrou dos bombons (tá bem, é verdade – derreti a mais de […]
Oi Lena,
Adorei o seu blog. Queria tirar umas duvidas com você, mora em Fortaleza e aqui nao temos muito acesso a esses chocolates e granulados belga, voce compra direto de sao paulo?! vc indica mais alguma marca de granulados além da callebaut!?.. acredito que isso faça toda a diferença na hora do preparo do brigadeiro! Aguardo seu retorno.
Parabens pelo Blog.
Beijoss
Muito obrigada Paula!
A Kopenhagen fabricou o melhor granulado ever, por apenas 1 ano e parou.
Agora o Brasil não tem nenhum bom. Mas é raro mundo afora também.
Os da Callebaut são os melhores. Vc pode comprar via sedex da “Central do Sabor”, loja em SP.
Ou use qualquer um, pq infelizmente, são todos iguais.
Mas vc pode ralar chocolates meio-amargo. Fica delícia!
Beijo e bem-vinda!
Olá Helena!! Adorei seu blog, você poderia colocar receitas de sabores diferentes de brigadeiro? Obrigada
Oi ANa
Podexá. Aos poucos vou colocando ; )
Beijo
[…] Lembram da minha receita de Brigadeiro de chocolate belga? […]
Querida sou de manaus e estou querendo abrir um negocio com brigadeiros,vc poderia me dizer em media qnts colheres de choc em po callebaut dao 2,5kg so p eu ter uma ideia obrigada e parabens pelo trabalho
Jacqueline
Gata, 2,5 kg tem as gotinhas de chocolate, não o em pó.Esse tem 1 kg.
E eu passaria uma tarde medindo isso em colheres. Não tenho como saber…
Que tal comprar e ir usando, pois se vc vai abrir um negócio, precisará de muitos pacotes? : )
Amanha vms comemorar o “Sommerfest” = Festa de Verao e preciso levar na escolinha do Kenzo … alguma gostosura típica do Brasil e… nada melhor q os seus brigadeirossssssssss!!
Acho q os alemaes vao cair de boca literalmente!!! rs…
beijosssssss
Oi Lena!!!! Gostaria de tirar uma dúvida, estou fazendo brigadeiros com chocolate belga, os da callebaut, mais eles estão açucarando, o branco e o ao leite principalmente, o 70% cacau quase não açucara, o devo fazer??
Kêinia,
Todo doce à base de leite condensado açucara. Como o meio amargo tem
menos açucar, leva mais tempo.Em tese brigadeiros devem ser feitos e imediatamente acondicionados em potes hermeticos com tampa. Geladeira, duração de 5 dias. Ambiente, 2 dias.. Freezer, um
mes.
Beijos
Boa Noite Helena,
Tenho costume de presentear meus amigos com brigadeiro de colher e geralmente eles gostam muito, mas só uso o chocolate granulado da Calebaout.
Pode me informar onde encontrar o cacau em pó belga e o outro que usou na receita. Gostaria de experimentar da sua receita e presentear meu amigos.
Aguardo ansiosamente.
Abs.
Ana Paula,
Costumo comprar na Central do Sabor, Bondinho ou Barradoce.
As tres lojas ficam em SP.
Beijos
Olá Lena!
primeiramente parabéns pelo BELO trabalho!
vontade de comer só de olhar esses brigadeiros!!!!
Sou de Recife, estou indo a SãO Paulo Semana que vem, aode encontro esse granulado de chocolate belga ai em São Paulo?
Grata,
Juliana.
Obrigada Juliana.
Obrigada!
Nos comentários dos brigadeiros e bolo de chocolate já respondi a várias pessoas, à mesma sua pergunta, frô.
E sempre é bom eu dizer que não ganho absolutamente nada na divulgação sobre onde encontrar.
Mas a Central do Sabor, Bondinho e Barradoce tem à venda.
Beijos
boa tarde, parabéns pelo serviço… por favor me informe o endereço em SP onde comprar os granulados belgas, ok? Obrigado e boa sorte!!
Junior,
Dá uma olhada em respostas q dei à mesma pergunta sua, de outras leitoras.
Lá estão os nomes das lojas. Não sei os endereços de cabeça; joga no Google.
Abs
Bom Dia Helena,
Adoro suas receitas.
Pode me informar a marca do floco de chocolate alemão que usou para enrolar os brigadeiros. Não consegui achar no google.
Grata,
O floco alemão eu trouxe de uma viagem.
Beijos
Olá pessoal…
Eu estou querendo fazer um brigadeiro de menta que vi no livro do Brigadeiro. Mas a autora do livro diz que a receita leva extrato de menta. Alguém pode me dizer se o extrato que ela se refere é essência? Já encontrei o extrato de menta e farmácia de manipulação mas ele é usado como medicamento. Aguardo resposta e obrigada!!
Camila,
Eu trago dos EUA “mint extract”, e só uso esse importado pq as essências brasileiras não são muito boas, mas dá pra usar, sim.
À venda em lojas de artigos para confeitaria : )
Beijo
Lena, muito obrigada. A receita de brigadeiro de menta diz que é para usar 10 gotas do extrato e sendo a essência brasileira, uso a mesma quantidade ou coloco um pouco mais? Vou ver se acho em algum site americano vendendo este extrato. Muitíssimo obrigada =)
Bjs
Camila, dê uma olhada nas lojas de artigos pra confeitaria em SP pq eles talvez vendam, já que vendem corantes alimentícios importados tbém.
Sobre quanto usar, confie só e somente no seu paladar. O quanto você achar que está bom, então é suficiente : )
Beijos
Oi meu nome eh lidiana e estou a procura do chocolate belga em po para vender. morro em NATAL, RIO GRANDE DO NORTE.
vc sabe onde encontro?
meu email e
[email protected]
Oi Lidiana,
Te responderei por e-mail,
Bjs
Lena,
Já li que vc respondeu mil vezes onde achar essa maravilha de chocolate Belga, mas gostaria de saber se vc conhece algum fornecedor dele no Rio de janeiro.
Beijocasssss
Aline,
Acho que no Rio eles não tem fornecedor não…
Mas a Central do Sabor deve enviar para aí. Liga pra lá ; )
Beijos
Oi Helena, não sei se vc está sabendo, mas a Barry Callebaut Brasil, lançou no mercado nacional seus chocolates branco da marca Callebaut: o Velvet e o Vermicelli (granulado), que são destinados a fabricação de doces gourmet. Agora é saber onde encontrar essas gostosuras para comprar. Segue o link com informações: http://gastronomiaenegocios.uol.com.br/portal/lancamentos/2907-barry-callebaut-brasil-lanca-dois-produtos-gourmet-destinados-ao-segmento-de-chocolates-finos-e-decoracao.html
Bjs
Oi Camila,
Já sim, estou usando os vermicelli brancos e comprei na loja Bondinho da Av. Pompéia!
Beijos
Lena, vc é meu guia… rs Fiz uma brigadeiro de capuccino, usei 4 colheres de pó para preparo de capuccino, não usei chocolate em pó na massa e o brigadeiro ficou super pegajoso. Sempre fica assim ou tem algum outro ingrediente que devo adicionar. Quem souber de alguma coisa, é só falar tb. Obrigada. Bjs
Camila,
Ficou pegajoso porque o preparado para capuccino contém leite em pó e também bicarbonato de sódio, que deixa mais “liguento” ainda, em contato com o fogo.
Pra fazer um brigadeiro de capuccino, eu colocaria 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa manteiga, umas 30 gramas de chocolate branco picadinho e 2 colheres de sopa (RASAS/NIVELADAS com a faca) de café solúvel em pó (Nescafé).
SE quiser, coloque no final 1 colher de sopa de creme de leite de lata, sem soro. Se fizer pouco, não compensa abrir uma lata. Faça sem.
Leve tudo ao fogo, e verás a diferença!!!
Bom fim de semana, beijos
Obrigada, Lena!! Vou testar sim. Embora o que eu fiz tenha ficado liguento, o gosto ficou delicioso… uma pena mesmo. Vou fazer a sua receita. Obrigada pela atenção. Bjs e bom final de semana tb. Depois te conto como ficou. =)
Esse ficará gostoso tb, Camila : )
Bjs
Lena, ainda não fiz… acabei fazendo um de café. Mas essa semana não tem escapatória, vou fazer o de capuccino. Mas sabe, 1 vez fiz o de café e ficou com uma textura perfeita e eu coloquei raspas (bem pouco) de chocolate 1/2 amargo na massa e neste fds eu fiz de novo, mas não sei se estou passando do ponto ou o que está acontecendo que ele está ficando liguento tb. :/ Não sei se preciso colocar mais do que 2 colheres de chocolate em pó… ah, e tb coloquei 1 colher de creme de leite. Será que isso influencia muito? Desculpa tirar tantas dúvidas com vc e agradeço demais a ajuda. Bjão
Camila,
Receitas de doces tem que ser precisas. COmo num laboratório.
Não sei quanto de raspas de chocolate vc colocou, mas não ultrapasse 50 grs pra cada lata de leite condensado.
Não entendo o que vc chama de “liguento”.
No caso do leite em pó, eu entendi. Neste, talvez vc se refira a “duro”, pesado, passado do ponto.
Ou excesso de chocolate em barra.
Chocolate em barra derretido na receita de brigadeiro, o endurece depois de fio.
Por outro lado, vc deve estar apurando tempo demais no fogo. Na hora, fica “liguento” (puxa-puxa), e no dia seguinte, açucara.
Veja o teste do pires na minha receita de brigadeiro belga, pra fazer no ponto certo.
Beijos
Lena
Camila,
Sobre o creme de leite, ele jamais deixará “liguento” seu brigadeiro.
Ao contário, ficará mais cremoso
Bjs
Oi Lena..
Então, mais uma vez quero agradecer por todo o tempo que vc disponibiliza não só para mim, mas também a todas as meninas que mandam mil dúvidas e vc sempre as responde. Muito obrigada. Bem, vamos lá. Realmente, o brigadeiro de café ficou cremoso, essa é a palavra certa. É que 1 vez eu fiz, ficou bom, mas ficou com uma textura mais dura, porém boa… então acho que o tempo de cozimento qd se coloca creme de leite deve alterar na textura do brigadeiro, certo? Reparei que quando coloco na massa raspas de chocolate ao leite e não tomo cuidado, ele geralmente fica puxa-puxa e no dia seguinte não dá nem para enrolar. Isso não acontece qd eu faço com raspas de chocolate branco. Porque? Não erro nenhuma massa de chocolate branco. Fico encucada! =/ Outra coisa, já vi receitas onde se troca o chocolate em pó por raspas de chocolate (geralemte 8 colheres) quase 200g e quando vc disse que não deveria ultrapassar a 50g fiquei me perguntando se teria alguma coisa para que essas receitas não fiquem tão duras e pegajosas. Qualquer coisa mando mais dúvidas por e-mail. rs Bjão
Camila
Vamos lá:
1) Chocolate branco NÃO É chocolate. É manteiga de cacau, pura. Não contém sólidos de cacau, por isso é gordura pura e não endurece tanto seu doce.
2) SUBSTITUIR chocolate em pó por chocolate em barra é diferente de AGREGAR = SOMAR.
3) Mesmo assim, 200 grs de chocolate em barra em uma só receita c/ UMA lata de leite condensado, e SEM creme de leite, deixará o brigadeiro bastante duro!
Pra vc ter uma ideia, uma barra dessas grandinhas, que vendem no supermercado, tem 170 grs. 200 grs á mais que isso. Para UMA lata de leite condensado, e sem creme-de-leite? Impossível.
4) O que mais existe por aí, é receita com quantidades erradas. Inclusive em livros de chefs conhecidos. É uma reclamação constante sobre isso, de muita gente.
5) O chocolate em pó (eu uso cacau em pó) é um sólido. Se você agregar chocolate em barra, que tende a endurecer quando resfria, o resultado será um doce mais duro, sem condições de enrolar. Por isso as quantidades devem ser restritas.
6) Se você colocar muito chocolate em barra, e muito creme-de-leite para contrabalançar a cremosidade, o nome disso é “ganache”, (o recheio da trufa), e não “brigadeiro”.
7) Se vc observar a minha receita de brigadeiro belga, verá que uso o cacau em pó + o chocolate (no caso uso gotinhas) + o creme de leite, ALÉm do leite condensado.
Essa receita eu testei muitas e muitas vezes. Por que vc não a faz com as substituições nas mesmas proporções?
Se vc quer fazer o de café, dilua o café no creme de leite e aqueça no microondas, e continue com o resto da receita igual. Se não quiser usar o chocolate escuro, substitua pelo o choco branco, como te disse em outro comentário. Eu já fiz várias vezes brigadeiro de café, dessa forma, e ficou ótimo.
8) Não esqueça que de nada adianta estar com os ingredientes corretos, se a forma e o tempo de cozimento estiverem errados. Para mais, ou para menos.
Insisto para que vc faça o teste do pires, pois ponto de brigadeiro, ainda mais usando chocolate derretido + choco em pó, endurece mais facilmente.
De resto, Camila, é tentativa e erro. Não tem jeito. Só na prática pra sentir cada doce. Eu errei muito. E aprendi com cada um deles.
Espero ter ajudado : )
Beijos
Oi Lena,
Obrigada pelos esclarecimentos. Então, concordo com vc sobre as receitas. Eu até fiz um curso de brigadeiro gourmet mês passado e a professora passou um receita onde se agregou chocolate em barra, mas não houve adição de creme de leite. Geralmente agrego o creme de leite nas receitas que levam chocolate em barra preto (ao leite ou amargo) e coloco apenas 1 colher de sopa de creme de leite. Sei que estou no caminho certo e tentando aprender com as receitas, assim como vc fez. Todo início é complicado mesmo e ainda por cima com receitas de chefs “erradas”. Eu tenho o livro do brigadeiro que ensina exatamente o oposto. :/ E já vi que não é por ai. Vou continuar testando as “nossas” receitas… e hj vou fazer a que vc me ensinou de capuccino, depois te conto como ficou. É uma pena não poder ajuda-la com alguma coisa, pois vc é muito prestativa. De qq forma, fica aqui o me agradecimento e disponível para qualquer coisa. =) Bjão
Camila,
Boa sorte e dará tudo certo!
Beijos
Ah, só mais uma coisa.. minha cunhada vai para Buenos Aires e soube que lá tem muitas ingredientes gourmet. Sabe me dizer se lá ela encontraria ingredientes nobres para fazer brigadeiro gourmet?? Eu não te deixo em paz!!! rsrsrs Será que lá tem callebaut? É que com essa greve dos correios, tem um monte de coisas que eu queria, mas como ela vai, com certeza chegará antes do que eu pedir para entregar. =)
Camila,
Fui só 1 vez pra BA, há muitos anos, não saberia te dizer..
Beijos
Lena,
boa noite! Obrigada por todas as dicas e parabéns pelo trabalho! Poderia me dizer onde encontro os granulados coloridinhos usados por você, em especial, o de dinossauros???
Obrigada.
Bruna
Bruna,
Trouxe-os de uma viagem. Mas existem outros pra vender por aqui.
Beijos
Oi, tudo bom?. estou a procura do chocolate belga em po e as gotinhas para fazer brigadeiro para vender. moro em NATAL, RIO GRANDE DO NORTE.
vc sabe onde encontro?
Vc pode responder pelo email
[email protected]
Agradeço desde já
Carla,
Respondi a essa pergunta diversas vezes nos comentários, gata ; )
Bjs
Oi Lena adorei seu blog !!! Se fizer para vender quanto custaria ?
obrigada
Domitila,
Isso é pessoal e depende da região.
Beijos
Oi Lena!
Meu aniversário está chegando e aniversário sem brigadeiro pra mim não é aniversário…rs. Esse ano irei testar essa receita sua. Achei engraçado você dizendo que o ponto do brigadeiro é subjetivo porque sempre achei isso! É uma coisa muito de feeling. Tenho uma tia que faz um brigadeiro perfeito, textura ótima e nunca açucara. Ela já tentou me mostrar várias vezes como faz, mas o meu nunca fica igual.
Duas coisas acontecem de vez em quando nos meus brigadeiros e me incomodam bastante. Uma é que muitas vezes a massa fica com “gruminhos”, e outra é que ele açucara, mesmo eu guardando na geladeira em um pote com tampa. Minha tia diz que essas duas coisas acontecem porque eu acabo deixando aquela crostinha se formar nas paredes da panela, por não mexer com o vigor necessário. Ela diz que quando essa crosta se forma, não podemos raspá-la, tem que deixar do jeito que está a continuar mexendo. Ela diz também que açucara porque eu deixo tempo demais no fogo e passa do ponto.
Acho que a questão do ponto vou conseguir resolver com sua dica do pires. Mas queria saber se além das dicas que você passou, existe algum outro segredinho na hora de mexer (a crostinha que forma é mesmo um problema?) ou de guardar o brigadeiro para ele ficar bem liso e não açucarado!
Um beijo!
Oi Marina,
Sua tia está certa.
Os grumos se formam porque vc não mexeu com rapidez suficiente.
Eu mexo com fouet E colher, para isso não acontecer.
E ela disse o mesmo que expliquei no post: não mexer além do ponto pra não açucarar. Por isso tb, ensinei fazer o “teste do pires”.
No mais, tudo que eu disser aqui, estarei repetindo todas as explicações já dadas por mim na receita e nas “dicas”.
Leia atentamente e tudo dará certo:)
Feliz Aniversário!
Desculpe-me, Lena, se te fiz repetir algo que já tinha dito. Eu li a receita e os comentários todos, mas deixei passar isso mesmo. Sei que deve ser chato ficar repetindo as mesmas respostas para as pessoas, ainda mais num post popular como esse! rsrs. Por isso peço desculpas mesmo.
Quando fizer, volto aqui para te contar.
Obrigada pela atenção!
Beijos!
Imagina Marina,
Mas as dicas são só essas mesmo, e tenho certeza que você fará o maior sucesso com seus brigadeiros!
E será bem-vinda sempre : )
Volte pra contar
Beijos
Ola Lena,
faz um tempo meu esposo ganhou uma caixa de brigadeiros (Sweet Dreams) e como não é mto fanático eu comi tudo (estou gravida). Olha eu simplesmente ameiiii nunca havia comido brigadeiros tão macios, então busquei o site e vi que são feitos de chocolate belga (ao leite). E o seu na foto é idêntico. Além de estar com um desejo enorme de come-los eu gostaria de faze-los no meu chá de bebe. Gostaria que vc pudesse passar os nomes (marca) dos produtos.
Obrigada
Oi Keila,
As respostas estão continuamente ao longo do texto E comentarios deste post e do brig. Ovomaltine. Muitis com a mesma pergunta
Beijos
[…] Inspirado aqui. […]
Oi Lena,
Olha eu aqui outra vez para dizer que mais uma das suas receitas fizeram sucesso aqui em casa. É a segunda vez que faço esse brigadeiro que é simplesmente divino e irresistível; e olha que antes de descobri-los eu nem arriscava fazer brigadeiros nas festas daqui de casa.
Se faz sucesso nas festas dos adultos, imagina quando tiver os meus filhos…
Bjs
Que delícia saber disso, Natalia!
E pras crianças vc pode colocar chocolate ao leite, em vez de meio amargo.
Beijo e obrigada por vir contar!
Cara! haha obrigada.
Amo fazer brigadeiro aqui somos todos formigas, a tempos eu queria saber como era feito o tal do brigadeiro Belga, sabe o pior? eu fazia primo dele e nem sabia o meu era do interior mas ficava bem parecido, eu fazia tudo igual só não usava a baunilha hummm deve dá um toque especial hein!
INfelizmente é bem dificil achar esses granulados quadradinhos, tem gente que venda cada brigadeiro R$3,50 eu sempre achei caro mas é porque usam produtos importados e acaba saindo caro mesmo. Mas enfim, hj mesmo farei aiii que dili! obrigada amei!
Carol,
Animador o seu comentário viu? Faça sim :-))
Beijos
Uma tentação….se eu fizer essa receita do brigadeiro e colocar no copinho, dá certo tbm????
OI Priscilla,
Bem-vinda!
Poe colocar no copinho, porém, dominua a quantidade de chocolate picado, e coloque 1 colher (sopa) a mais de creme-de-leite.
Isso o tornará mais cremoso, para ser devorado, de colher : )
Beijos
Priscilla,
Faça um pouco mais macio pro copinho, ok?
: )
Beijo
Oi Helena!
Achei seu blog muito bom!
Mas tenho umas sugestões, estou fazendo alguns cursos sobre brigadeiro e chocolates e todas as dicas de chefes sobre brigadeiro gourmet ou os simples é que NÃO se usa creme de leite em nenhum deles. Nem no de colher, potinhos e outros tipos. Creme de leite (fresco) assim só na ganache. As principais lojas de brigadeiro gourmet normalmente não usam creme de leite na receita original.
Misturar cacau em pó (que normalmente já é 50%) e mais chocolate meio amargo ou mais concentrados de chocololate eu acho muito forte (isso é a minha opinião).
Beijos
Oi Vivian,
Essa receita é exclusiva minha. Não sou “todas as chefs” e nem os comercializo.
O creme de leite é necessário para que o brigadeiro não açucare (coisa que acontece inclusive nos das lojas) e principalmente para contrapor ao doce excessivo, e dar cremosidade porque leva chocolate meio-amargo.
Sobre seu gosto não tão amargo, pode substituir o chocolate picado meio-amargo pelo ao leite. E ajustar ao seu paladar. Sempre.
Beijos
Oiii, nossa seu trabalho com os brigadeiros é lindo….
sou do interior de sampa e faço essas delícias tb….mas onde vc encontra esses confeitos meninaaa…procurei em são paulo e não achei….vc poderia me dizer onde compra…meu e-mail é [email protected]
beijão, sucesso para vc.
Gi
Oiii, nossa seus brigadeiros são lindos. Tb faço brigadeiro gourmet e sei que devemos utilizar uma matéria-prima de qualidade, porém, não encontro em minha região esses confeitos lindos. Vc poderia me dar a dica de onde encontra?….acho que aqui no interior de são paulo eu faria sucesso com esses confeitos….rsss, beijãooo Gi
Oi Gisele,
Leia nos vários comentários q perguntam a mesma coisa sua 🙂
Beijos
ola Lena adorei a sua receita, ainda nao provei por estar atras dos ingredientes, mas minha dúvida é: porque o uso do sal na receita? ele influencia no sabor? parabens pelas maos divinas que vc tem! um super beijo
Oi Rose!
Todo doce deve levar um pouquinho de sal; realça o sabor do açúcar no palato ; )
Beijo e bem-vinda
ADOREI A DICA LENA….AMO FAZER DOCES E ESSE VOU FAZER AGOOOOORA…NUM TENHO O BELGA ,MAS AKI EM CAMPINAS TEM LOJAS Q VENDEM , ACREDITA Q HJ A TARDE EU ESTAVA LIGANDO PRA SABER PREÇO????rsrsr……vou fazer agora a noite a massa e amanhã buscarei o confeito GRANULADO QUADRADO DA MARCA FAMOSA….
PARABÉNS!!SÃO LINDOS E APETITOSOS…..
BJKNHAS…
CLÉO
Cléo,
Conta como ficou!!!!!
Beijo!
Prezada Lena, sempre tive curiosidade em saber como se faz brigadeiros com chocolate belga, então, obrigada por compartilhar conosco esta receita. Já entrei em contato com a Central do Sabor e gostaria de saber qual a diferença entre os granulados Callebaut Split 9-D e 4-D. Qual deles vc usa? Abraços!!!
Oi Jane,
Que bom que gostou.
Olha, eu uso todos. Escolho, compro e uso o q me dá vontade na hora.
Beijos
Obrigada!!!!
OI LENA,
AMEI SUA DICAS, OS MEUS SEMPRE AÇUCARA. SÓ NÃO AÇUCAROU OS QUE FIZ NO MICROONDAS PARA TESTE, PQ NÃO SEI DIZER.
Oi Michele,
Pois esse dará certo ;-))
Beijo
Helena moro em São Luís – Ma, será se tem alguma loja que venda esse granulado pela internet? E qual a diferença dele para aqueles convencionais de supermercado? Tenho visto que ele é o queridinho do momento de quem faz brigadeiro!
Olá Juliana,
Não costumo fazer propaganda de lojas, mas dá uma lida em comentários anteriores nesyte post; respondi a várias perguntas iguais à sua.
Beijos
Olá Helena, comecei a pouco conhecer o universo dos brigadeiros, em busca de aumentar minha renda. Estou pesquisando muito sobre receitas e produtos, para iniciar com produtos de boa qualidade. Dessa forma vou seguir a risca suas receitas e suas dicas. Moro em BH e hoje vou a procura de produtos Callebaut. Teria algumas recomendações para uma iniciante como eu, ter sucesso com brigadeiros gourmets ? Quais principais cuidados, enfim, nessa fase, toda ajuda é muito benvinda e importante. E finalizando, parabéns pelo seu talento !!! Você é ótima !!!
Bem-vinda Bia,
Sucesso na nova empreitada!
Bia, eu não comercializo produtos, mas ela minha experiência de vida, ter sucesso com qualquer coisa – no seu caso, com brigadeiros – é dedicação, paciência, e estudo. MUITO estudo.
Uma dica especialmente a brigadeiros é: NUNCA, NUCA deixe-os descobertos, sem proteção, e NUNCA deixe-os mais de 48 horas sem vender ou consumir, para que não açucarem à sua volta e não fiquem opacos.
Mesmo nas vitrines de brigaderias famosas, vejo brigadeiros horrorosos, opacos, e cujo tempo na vitrine ou armazenamento os açucarou.
Eu jamais exporia numa vitrine minha brigadeiros assim.
Beijos, Boa sorte!
Lena, muito obrigada pelas dicas!
E vou abusar mais um pouquinho… Como o prazo “de vida” do brigadeiro é bem curto, como funciona o congelamento ? Vi acima e no post do Brigadeiro de Ovomaltine que cita sobre o congelamento. Mas queria saber mais detalhes…
Eu faço os brigadeiros, deixo prontos e congelo dentro de uma embalagem (pote) e só ?
Ou congelo somente a massa ?
E o descongelamento ? Como funciona ?
Obrigada desde já pela ajuda!
Bia
Bia,
Como qualquer docinho. COngele num tupperware. Descongele na geladeira. Depois, forminhas.
Bjos
Olá Lena seus brigadeiros ficaram lindos e com certeza deliciosas, me inspiraou a fazer para vender pois estou no momento fora do mercado de trabalho, poderia me dar dica de tamanho da forminha e tamanho do brigadeiro (uma colher que devo utilizar como medida), e também queria saber a finalidade da baunilha pois pra mim é uma novidade.
obrigada, sucesso, Deus te abençoe.
Marlene
Marlene,
Amém!
A medida do brigadeiro cada um decide.
Baunilha é opcional, mas deixa mais gostoso.
Beijos
Obrigada flor pela sua atenção, parabéns pelo seu talento.
Deus te abençoe.
Marlene
nossa eu fiz e amei adoro
oi gente!!!!!!!! eu congelo todo tipo de doces com forminha de papel e rendinha em caixas , se sobrar espaço preencha com papel de cozinha tampe e passe bastante filme na caixa, freeze . no dia da festa tire do freeze destampe . beijos.
Nossa, amei suas dicas, eu me aventuro nas receitas de Brigadeiro Belga, mas na sua receita, se eu quiser usar apenas chocolate, leite condensado (tem alguma marca preferia ou você testa as disponíveis no mercado? Eu costumo comprar de 5kg e tenho visto ótimas sem termos que pagar pelas marcas), manteiga (é verdade que a francesa é bem melhor que a nacional?) e creme de leite (para não açucarar), quanto eu devo colocar substituindo o cacau em pó também por chocolate? Se puder falar em gramas seria melhor. E uma dica para quem não consegue encontrar o granulado belga, é usar o próprio chocolate que foi usado na receita, em raspas, ficam lindos e deliciosos….
Erika
Não ha substituiçoes. Faça igual à receita
Abs
Oi Lena, fiz sua receita e é sem dúvida a melhor que já provei, só tirei, por questão de gosto meu mesmo, o sal e a baunilha, mas ficou sensacional assim mesmo. Olha que já fiz várias, com 170, 150, 100g de chocolate em barra e nada de creme de leite, ficam boas. Mas a sua não tem erro, dá ponto certinho, fica muito cremoso. Usei o chocolate ao leite, para ficar mais docinho mesmo. E rendeu 400g de massa pronta. Obrigada pela receita! Parabéns!!
Boa Tarde, será que o leite de caixinha poderia fazer a função do creme de leite, vi uma receita que se acrescentava 50 ml de leite. Obrigada!
Ana Paula,
Não, nesta receita não há substituições, a não ser de chocolates/cacau belga pelo brasileiro.
O creme de leite tem sua função q é de dar cremosidade, como explico na receita.
Beijos
Oi Lena!
Há tempos vinha testando várias receitas de brigadeiro mas nunca encontrava a receita perfeita… até me deparar com seu blog, que agora já está entre os meus favoritos. Este brigadeiro me rendeu muitos elogios. Todos amaram, e minha afilhada principalmente.
Ainda não fiz outras receitas suas, mas já vi que você é todas caprichosa e sincera em todas elas, dando sempre “o pulo do gato”.
Muito obrigada por compartilhar tudo isso de forma tão carinhosa.
Abraços de sua mais nova fã!
Cla,
Seja bem-vinda viu?
Obrigada pelo comentário e pelo carinho.
Apareça!
Beijo
Oii, tenho todos os ingredientes, trouxe de uma viagem recente a Europa, mas farei com chocolate ao leite, e estou em duvida quanto a baunilha, nao gosto muito, e queria saber qual a funcao que ela tem na receita, se for so pelo aroma tudo bem, mas fica com muito gosto de baunilha a receita?
Obrigada
Gabi,
Algumas perguntas são tão subjetivas para responder que nem sei como proceder..
“Muito gosto de baunilha” depende de cada paladar.
Para mim, não fica. Se preferir, é opcional.
Boa noite Lena
Adorei a receita mas qual a função do sal em relação a qualidade?
Valeu aguardo resposta.
Rosana
O sal realça o sabor dos doces no palato
Lena,
Boa tarde! Irei dar como lembrancinha do meu chá de panela, uma panelinha com brigadeiro, e gostaria de um beeemmm gostoso. Acho que esta receita traduz bem o que eu quero fazer.
Você tem noção da quantidade em ml desta receita??? Em cada latinha terão aproximadamente 100ml de brigadeiro.
Obrigada,
Parabéns 3 vezes!!
Pelo carinho em explicar tudo e de uma maneira bem objetiva, segundo pelo blog e terceiro parabéns e obrigada pela dica que deu do ponto de enrolar.
vou aporveitar e fazer para a festinha de 1 ano do meu Miguelzinho e venho te contar o sucesso!!
bj
Josi,
QUe bom que vc notou isso! A ideia é essa. Bem-vinda!!
quantas gramas da 1/3 de chocolate em barra? parabens pelo blog
Olá Helena, parabéns pelo blog e pela receita!
Irei fazer um bolo de brigadeiro preto e branco neste final de semana para comemorar meu aniversário e utilizarei a sua receita para o recheio do brigadeiro preto. Li os posts das outras meninas, mas ainda estou com algumas dúvidas.
1- confirmando…..Para deixar a receita mais macia e mole (recheio) acrescento então 1 colher a mais de creme de leite e coloco um pouquinho menos de chocolate picado e deixo a massa um ponto a menos que o indicado no teste do pires?
2- O vermicelli da callebaut é o mesmo chocolate que o split ou ele se aproxima ao nosso granulado? (sendo portanto menos gostoso que split).
3- Por ultimo, pretendo fazer este bolo 1 dia antes da festa, cobri-lo e guarda-lo na geladeira, você acha que não terei problemas do brigadeiro açucarar?
Desculpe tantas perguntas e muito obrigada desde já. Abraços.
Lídia,
Há vários bolos aqui com cobertura de brigadeiro belga (pé só colocar o chocolate belga).
Entre na categoria e dê uma olhada.
Inclusive o bolo úmido do jeito que vc quer fazer.
Não açucara pois contém bastante umidade e o ponto é menos apurado.
Beijos
Lena tudo bem? Fico maravilhada com suas receitas. Teria a receita de bicho de pé ou moranguinho para me passar? Grata. bjs
Lenaaaaaa, vc arraaaaasaaaaa!!!
Acabei de fazer seus cupcakes de chocolate e ficaram incríveis! Vou usar esse brigadeiro de cobertura!!!
Obrigada pelas dicas!!! Adoro seu blog!
Beijooo
Karol!
Que máximo!
Beijos!
Olá… adorei o seu blog, mas sempre tenho uma dúvida em relação a massa do brigadeiro, quanto tempo mais ou menos até dar o ponto? bjs, Gabriela.
Gabriela
Leia o post com atenção.
Ñ há tempo exato por isso criei teste do pires
Helena,
Adoro o seu blog, traz sempre dicas muito generosas. Tenho 2 dúvidas:
1- Uso o granulado quadrado ao leite da Callebaut e quando o deixo por algum tempo armazenado no pote antes de usar, ele fica opaco, tem algo que eu possa fazer para retomar o brilho?
2- você lembra o nome da marca alemã das raspas de chocolate que comprou e onde comprou? Achei muito chique gostaria de usar
Oi Mariane
Obrigada pelos elogios ao blog.
Realmente faço o possível para dar o meu melhor a vocês queridas leitoras
: )
Vc tem razão, todos os confeitos da Callebsut infelizmente ficam opacos no dis seguinte. Tambm ñ gosto disso e tentei de tudo mas ñ há o q fazer. Procuro passar os brigadeiros nonmesmo dia q servirei.
Mas pra vender isso não trm jeito.
As raspas alemãs eram da Schwartau e vendersm por pouco tempo na Sta Luzia.
Não vendem mais.
Beijos
[…] GOURMET CHOCOLATE “FUDGE” (source: Helena Gasparetto) […]
Parabens por duas māos abencoadas e por toda disponibilidade e carinho com que faz suas receitas e as transfere com tanto Amor e desprendimento, assim ajudando a tantas pessoas que tb querem adocar mais as nossas vidas. Adoro doces!
Mas no momento estou buscando algo que preencha mais minha vida e possa me dar retorno financeiro trabalhando em casa.
Obrigada de todo coracao por toda sua doçura, em sua exposicao de cada detalhe e dicas.
Estou fora do pais, cuidando de meu neto e estou muito animada com a ideia dos brigadeiros.
Deus te abencoe sempre.
Oi Lena, fiz sua receita de brigadeiro de chocolate belga, mas coloquei um pouco a mais do chocolate e acho que ficou muito forte! Nao ficou aquele brigadeiro suave. Em vez de 1/3 coloquei meia xic. será que foi isso?
Usei o callets meio amargo 50% da Callebaut!
Abraços
Sabrina
Sabrina,
Esta receita não é suave, repare…
Mas se vc modificou as quantidades e colocou a mais, certamente ficou mais forte. E tb, é questão de cada paladar. Adapte ao seu ; O
Beijo
Vou diminuir a quantidade de cacau em pó e colocar a certa de callets, vamos ver! Obrigada Lena!
Por favor, pode me dizer onde encontro Cacau em pó Garoto e chocolate belga em Campinas? Muito obrigada!
Christina
Menor ideia, já que moro em SP e não conheço Campinas. Dá um google, gata.
Chocolate garoto deve ter no supermercado.
Bom dia, vc sabe me informar onde posso encontrar granulado belga em Salvador? Obrigada
Patrícia, nem conheço Salvador. Moro em SP, bj
Oiii!!!
Gostaria de saber se a receita funciona só com as gotas, sem o cacau em pó??
Aline,
Recomendo fazer exatamente como coloquei na receita ; )
Boa noite ,Lena em primeiro lugar quero te dar os parabéns pela forma desprendida como tu compartilha as tuas receitas com as pessoas . Eu sou de Porto alegre RS ,faço brigadeiros para vender a 13 anos . Tudo o que comquistamos no inicio foi graças ao Brigadeiro . Eu gostaria de saber se tem alguma outra marca de confeito belga ,que não perca o brilho . Obrigado
Alexandre,
Acredito que todos os granulados ao contato com o ar acabam por oxidar. Não conheço outra marca.
Beijos
Boa sorte!
Olá Lena,
Bom dia!
Gostaria de tirar algumas dúvidas. A minha festa é no sábado, com quantos dias de antecedência, no máximo posso preparar os doces, de forma que ainda fiquem fresquinhos e com boa aparência? Pretendo fazer brigadeiros, beijinho, casadinho, 100 unidades de cada. Qual a melhor maneira de mantê-los? Dentro da geladeira e já enrolados? Para fazer 100 brigadeiros, é melhor cozinhar uma receita de cada vez, ou é possível fazer três receitas de uma vez só?
Obrigada!
Abraços!
Adriana
Todas suas perguntas ja foram respondidas. Leia comentários pls
Tambem gostaria de saber onde encontro esse granulado belga aqui em Natal. obrigada!
Olá Lena
Gostaria de saber quanto tempo dura, fora da geladeira, esse brigadeiro com creme de leite sem q estrague.. Fiquei na duvida qto ao post anterior em q vc fala para descongelar na geladeira, aí esta se referindo so a massa ou ao brigadeiro pronto, já com confeitos.. Muito obrigada pela dica!
Parabens pelo dom, agora eu gostaria de saber qual a marca deste granulado coloridinho q vc usa e onde eu posso compra?
Estou fazendo o post Carmen ; )
Esse é da Vahiné, e trouce de Paris Suzyan : )
Beijo
Amiga, uma curiosidade…por que o sal?
Val
O sal realça o doce nas papilas gustativas. Todos eles.
eu tabem queria saber porque o sal?????????☺
Adorei o blog e as suas receitas de brigadeiro de chocolate e de morango,os doces ficaram perfeitos graças as dicas que vc deu. Sempre tive medo de errar o ponto mas a dica do pires no freezer me deu total segurança! Obrigada por compartilhar conosco suas receitas, ao que tudo indica são feitas com muito afeto!
Abraço Silvia
Obrigada a você, Silvia!!
Beijo
Maravilhosossss vou fazer hoje sem falta !!!
Bom dia ,
Preciso de ajuda , fiz o brigadeiro belga da seguinte maneira chocolate , creme de leite e leite condensado e farinha de trigo e glucose de milho , so que meu brigadeiro no final começou a soltar um óleo , sera que fiz algo errado ? e outra coisa como vou so enrolar 2 dias depois de feito devo deixar fora da geladeira ou conservar na geladeira fechadinho com filme e so retirar da geladeira quando for bolear ?
bjs e muito obrigada .
Silvana
Silvana,
Você mudou completamente minha receita…
Inclusive jamais se deve colocar fairnha de trigo em docinhos.
Ficou oleosos pq a glucose que vc colocou por conta própria, em contato com chocolate, e mexendo, faz liberar esse óleo.
Faça como escrevi e depois me conte
Olá, não sou fã de doces, mas quando se trata de brigadeiro…sou dependente! Gosto de cozinhar, faço de tudo um pouco. Nunca consigo fazer brigadeiro :(…gostei muito das suas dicas e vou tentar pela milésima vez. Você tem algum vídeo?
Obrigada pela contribuição, darei notícias.
Fátima
Oi Fátima,
Não tenho nenhum vídeo!
Beijos
Obrigada. Ficou maravilhoso. E queriam me cobrar aqui em Porto Alegre 280 o cento. Agora ta tudo dominado! Rsrsrs
BAH Denise!!!
Que caro né?
Melhor coisa do mundo… é saber fazer em casa – e muito melhor – do que cobram uma fortuna!!
Beijo!
☺☺☺adorei☺☺☺
Lena!!!
essa sua receita é linda!!! sinto até o cheiro invadindo a casa…
por curiosidade; por que a baunilha só é adicionada depois que o brigadeiro já está no ponto?
Um beijão
Carol
Oi Carol
Extrato de baunilha sempre é adicionado após o tempo de cozimento em todos os doces, para não evaporar.
Beijo!
Lena querida,
Fiz recentemente este brigadeiro pros 7 anos do meu filho, não deu pra quem quis 😛 só não foi chocolate belga, e sim suíço! 😀
Beijão, Carol
é aquele cacau em pó 100%
Oi, gostaria de saber se eu posso fazer o brigadeiro e enrolar no mesmo dia. Ex: POSSO FAZER QUANDO EU CHEGO EM CASA AS 3 E SAIO DE CASA PRA FACULDADE AS 6 , DA TEMPO?
OU POSSO FAZER DE NOITE E ENROLAR QUANDO EU CHEGAR?
EU POSSO DEIXAR NA GELADEIRA OU NO FREEZER PARA ENROLAR NO OUTRO DIA?! OU DEIXA NA GELADEIRA, OU FORA?
AJUDE PLIIIIS, OBRIGADA!!!!
Pode sim, Emanuela.
Apenas deixar descansar a massa do brigadeiro fica mais fácil enrolar.
Beijos
[…] alguns minutos, quando começar a engrossar, desligue o fogo e faça o “teste do pires“, que ensino no meu post de Brigadeiro de chocolate […]
Gostei muito da receita , estou desempregada e vou começar a fazer para vender, será que dá certo?
Obrigada
Lena, queria mto fazer brigadeiro belga para o aniversário da minha filha, mas ela não come os confeitos, não gosta de nenhum. Vc sabe se existe brigadeiro belga de colher?
Ou será que dá para adaptar a sua receitinha, que me pareceu deliciosa?
Marlene,
É só apurar menos!
Beijo
Olá, adorei sua receita, já usei esse chocolate Cabelaut e realmente é de comer rezando. Gostaria de saber onde vc comprou essa forminha em tom de uva/marrom. Conheço as forminhas marrons, porém esta da foto tem um tom lilás, uva, sei lá rsrsrs Dia1/05 estou de aniversário e queria usar esta forminha.
Muito obrigada.
Gostaria de saber sobre a forminha lilás/marrom, alguém sabe??
Oi Lena, fiz os brigadeiros seguindo exatamente a receita e as dicas. Adorei , parabéns pelo blog. Esta receita vai para meu caderno de receitas.
Lena, achei seu site!!!!! Estarei sempre aqui.
Você pode me dizer se posso congelar esse brigadeiro já confeitado com o blossom da Callebaut?
quantos brigadeiros rendem 1kg do granulado split?
[…] na Cozinha, usou para fazer as bolotas chocolatentas da festa dela, com as receitas indicadas pela Helena Gasparetto, fica longe. E o trânsito em São Paulo dá uma preguiça. Já tinha desistido de ir atrás do […]
Oi!!!
Amei o seu blog. Parabéns!
Gostaria de saber para fazer o brigadeiro branco é apenas substituir o chocolate meio amargo pelo branco e retirar o chocolate em pó? E como fazer com leite ninho, você sabe?
É que dia 3 é aniversário do meu marido e quero tentar fazer para ele 😉
Bjs
Você fez uma ótima versão. Parabéns!
Pretendo fazer os docinhos para o aniversário do meu filho e certamente a tua receita é diferenciada! Obrigada por compartilhar conosco a tua receita! Beijos
Olá
Posso fazer a receita sem o chocolate picado?
Jussara Popoff
Lena, tudo bem?
Tem ideia de quanto seja 1/3 de xícara do chocolate picado (ou gotas, como imagino que seja como vc usa) em gramas? beijíssimos.
Gostaria de saber a função do sal na receita?
Regiane, realça o sabor dos doces
Beijos
Obrigada querida. Que delicia os seus docinhos Adorei suas receitas. Maravilhosas.
Olá! Esse brigadeiro é maravilhoso!!! Gostaria de saber se posso congelá-lo, como o de ovomaltine.
Obrigada por compartilhar tantas receitas deliciosas.
Pode sim Meggie