Categorias

Receitas

Design

Crespelle de maçãs caramelizadas

Domingo passado resolvi fazer um crepe de maçãs caramelizadas e ficou tão delicioso que postei no meu Instagram e resolvi que faria post : )

Tanta gente se animou e pediu pra este post sair que sentei hoje pra dar tempo de quem sabe neste domingo quem quiser, poder fazer!

Quem tiver dúvidas por favor escreva nos comentários abaixo, assim ajuda muita gente que tiver a mesma pergunta, e assim fica fácil pra todo mundo.

Eu amei no café da manhã tranquilo domingueiro, mas quentinho e servido com sorvete fica maravilhoso como sobremesa! Pra coisa boa não existe hora não é mesmo?

Vou confessar que deixei as maçãs cozidas e já colocadas no prato desde a véspera, assim como a massa do crepe na geladeira, em jarrinha. Assim tudo fica facilitado no fim de semana preguiçoso!

Sei que muitos de vocês pensarão: “Ah, não vou cozinhar as maçãs, é muito trabalho”… mas garanto: fica muito mais gostoso se elas forem cozidas “al dente”. No entanto pode sim, fazer com elas cruas, desde que muuuito fininhas!

Outra boa dica é fazer com rodelas de banana, com pêssego fresco, e até ameixa fresca. Deixe sempre o “mis-en-place” (os ingredientes preparados previamente e à mão) na hora do preparo. Isso vale pra todas as receitas do universo.

Colocar rapidamente as fatias de maçã cozidas sobre o crepe enquanto ele ainda está líquido.

Eu sou totalmente adepta a gostosuras um pouco mais elaboradas no final de semana.

Fica na memória afetiva da gente, sabe.

Coloque uma música, deixe a mesa posta de véspera, prepare o que puder com antecedência. Sua família vai ficar tão feliz que valerá a pena!

Se estiver sozinho (a), faça mesmo assim. Dê-se de presente todos os mimos, todas as coisas boas. Você merece mais do que ninguém nessa vida.

Xícara medida utilizada: 240 ml
Utilize colheres-medidas padrão e sempre nivele os ingredientes secos com uma faca
Rendimento: 3 crespelles

Ingredientes:

do crespelle:

– 2/3 de xícara de farinha de trigo
– 1 ovo
– 200 ml de leite
– 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
– ¼ de colher (chá) de sal
– ¼ de colher (chá) de fermento químico em pó
– raspas de limão ou laranja
– manteiga para pincelar a primeira frigideira

das maçãs carameladas:

– 3 maçãs grandes (pode ser qualquer tipo; usei a “argentina”)
– ½ xícara de açúcar (para o cozimento das maçãs)
– suco de ½ limão
– 1 pau de canela
– 3 cravinhos
– açúcar cristal fininho (para caramelizar as maçãs)
– canela em pó para polvilhar (opcional)
– manteiga para pincelar a segunda frigideira

Preparo:

das maçãs (cozinhar primeiro)

Corte ambas as pontas das maçãs, descasque, corte em 4 pedaços descartando o miolo e fatie finamente com uma faca.
Coloque numa panela com água fervente o suficiente para cobrir todas as fatias, a ½ xícara de açúcar, o suco de limão, o pau de canela e os cravinhos. Leve para ferver até que as fatias estejam cozidas e levemente transparentes (não cozinhe demais para não desmancharem, especialmente se usar o tipo “argentina” que é mais aerada).
Escorra muito bem numa peneira, espere amornar/esfriar e disponha todas as fatias num prato grande para facilitar na hora de colocar sobre a massa.

do crespelle:

No copo do liquidificador coloque todos os ingredientes da massa do crespelle e bata até obter uma massa homogênea.
Separe 02 frigideiras: uma para o crespelle parte inicial, e a segunda (um pouco maior) para virar o crespelle já com as maçãs.
Pincele com manteiga derretida a primeira frigideira antiaderente (cerca de 20/22 cm de diâmetro) e leve ao fogo baixo. Coloque um pouco da massa até atingir cerca de 2 mm de altura, e rapidamente vá dispondo as finas fatias de maçã sobre ela. Ao terminar, caso necessário, aumente um pouco a chama (mas em geral o tempo de colocar as maçãs será suficiente para cozinhar a parte de baixo).
Polvilhe açúcar sobre as maçãs, pincele a segunda frigideira com manteiga (ou passe com papel toalha).
Passe uma espátula por baixo do crespelle com as maçãs para ter certeza que desgrudou.
Com uma mão segure a segunda frigideira, e rapidamente vire a massa nela, fazendo com que as maçãs fiquem de cabeça pra baixo.
Posicione a segunda frigideira sobre a chama (alta) do fogão, e deixe caramelizar. Este processo leva um pouco mais de tempo do que na primeira etapa. O tempo depende da altura da chama e do material da frigideira.
Quando o açúcar estiver com cor de caramelo claro por volta do crespelle, está pronto (algumas bordinhas das maçãs deverão estar levemente tostadas como na foto). Desligue o fogo.
Pegue o prato de servir (não use prato de sobremesa para não correr o risco de escorrer o caramelo por fora e se queimar. Use prato raso de comida), posicione sobre a frigideira, e rapidamente vire sobre o prato.
Et voilà!!
É só polvilhar canela se quiser, e servir na hora!

_____________________________________________________________________________

 

Dicas da Lena:

Polvilhar com açúcar

 

– Preferi a maçã argentina por ser mais porosa (o que muitos chamam de “farinhenta”) mas é mais macia para doces. A Fuji e a gala eu acho mais duras, mas ficam bem al dente; é questão de gosto e podem ser usadas igualmente. Apenas o tempo de cozimento da argentina é menor por ser mais delicada. Fique de olho!
– O chá da foto fiz com as cascas e miolo das maçãs + pau de canela. Fica delicioso!
– Se preferir, pode usar o açúcar refinado comum, mas prefiro o cristal fininho por derreter mais facilmente.
– Aja rapidamente ao colocar as fatias de maçã na massa. Ela ainda tem que estar líquida. À medida que cozinha, claro, esta endurece e a maçã não gruda mais na massa.

Crespelle virado com as maçãs para baixo, para caramelizar na segunda frigideira

– Se achar mais fácil, polvilhe só um tiquinho de açúcar sobre as maçãs, e o restante do açúcar, polvilhe na segunda frigideira. Assim ao virar fica mais fácil.
– Para ter certeza se já caramelizou, levante a beirada do crespelle cuidadosamente com a ponta da espátula e olhe por baixo.
– Importante: esse crespelle deve ser servido imediatamente após o preparo para não perder seu efeito caramelizado.
– Se fizer vários seguidamente, coloque os pratos no forno levemente aquecido. Porém já nos pratos de servir. Não se arrisque a tranferí-los depois para outros pratos para não se quebrarem.
– Esta receita de crepe é um pouco mais densa do que crepes tradicionais. Para “receber”, ele tem a textura um pouco mais forme e precisa ter 2 mm de altura na frigideira. Porém, não mais que isso.

Print Friendly, PDF & Email

Posts Relacionados

Deixe um comentário

*

Campos obrigatórios marcados *