Categorias

Receitas

Design, Pudins

Pudim de leite condensado

Pudim de leite condensado é unanimidade brasileira. Desde criança todos nós sabemos o que significa aquela colherada cremosa e dourada com sabor de vida que não quer parar.

Eu poderia ter feito duas receitas e um pudim mais generoso, mas minha intenção é exatamente fazer aquele pudim pequeno, que não demora tanto a assar, que não nos tenta mais do que as porções “adequadas”, pois às vezes a família é pequena ou apenas bate aquela vontade de comer em pleno dia de semana. O gasto é menor, e pra quem nunca fez um, o treino começa mais fácil também!

Esse pudim leva o melhor leite condensado que conhecemos, é simples na sua essência, e algumas pequenas dicas vão torná-lo cremoso e delicioso!

Derreta o açúcar cristal até formar esse caramelo

Claro que se preferir dobrar a receita, ele será muito bem vindo; apenas lembre que o tempo de forno será mais longo, e dependendo do tamanho da sua forma para uma receita, outra maior será necessária.

Algumas coisas influenciam o tempo de forno, como a temperatura, o tamanho dos ovos, mas é claro que você saberá ficar por perto porque essa preciosidade merece sua total atenção ; )

Lembre-se de ler cuidadosamente a receita, o modo de preparo e as “Dicas da Lena”, que carinhosamente escrevo abaixo de cada receita deste blog. Cuidados preciosos e que na maioria das vezes aprendi sozinha, em meus laboratórios culinários em minha cozinha.

Importante é que o pudim de leite condensado seja retirado do forno assim que esteja cozido, para não ressecar. 

Prontos? Vamos começar então!

 

Para 6 porções (fatias):

Ingredientes:

Do pudim:

– 1 lata de leite condensado
– A mesma medida de leite integral
– 3 ovos
– ½ colher (chá) de baunilha

Da calda:

– 1-1/3 xícara de açúcar cristal

Preparo:

Da calda:

Numa panela antiaderente coloque o açúcar cristal e leve em fogo médio até as bordas do açúcar começarem a derreter. Abaixe o fogo e mexa de vez em quando com uma espátula até ficar completamente derretido. Não deixe queimar!
Despeje essa calda numa forma média de furo no centro, e com as mãos protegidas por luvas protetoras, vá girando a forma para cobrir o fundo e as laterais da forma. Reserve.

Do pudim:

Aqueça o forno a 170 graus.
Coloque uma chaleira com água para ferver.
Separe uma assadeira retangular maior que a forma do pudim, para assá-lo em banho-maria.
No copo do liquidificador coloque todos os ingredientes e bata em velocidade mínima por alguns segundos, somente para incorporar.
Com uma concha retire a espuma que ficou por cima.
Despeje o líquido na forma preparada, passando por uma peneira (vide foto).
Coloque a forma do pudim dentro da assadeira vazia e leve ao forno.
Usando a luva protetora na mão esquerda, despeje água fervente devagar na assadeira, até encobrir aproximadamente 1-1/2 cm de altura.
Feche o forno e deixe assando por aproximadamente 50 minutos a 1 hora, mas depende muito de cada forno.
Faça o teste para ver se assou: enfie uma faca no pudim, e se sair limpa está pronta. Se não, deixe mais alguns minutos e faça o teste novamente.
Deixe esfriar numa bancada por cerca de 40 minutos.
Leve à geladeira por no mínimo 6 horas, ou até que fique bem gelado.

Para desenformar:

– Passe uma faquinha de ponta nas bordas.
– Acenda o fogão em chama baixa e coloque a forma em cima. Com a ajuda de uma luva protetora, gire a forma por cima da chama para o caramelo derreter um pouco. Isso permitirá que o pudim desenforme lindamente. Retire do fogo.
– Coloque o prato de servir por cima da forma e com as duas mãos vire o pudim para desenformar!
– Após desenformar, coloque um pouquinho de água dentro da forma para derreter o caramelo que fica grudado no fundo. Leve novamente a forma para cima da chama do fogão e quando começar a derreter o caramelo, utilize uma colher para mexer. Após alguns minutos o caramelo grudado ferverá com a água formando uma calda.
Aguarde um pouco para esfriar e passe por uma peneira para que a calda fique livre de resíduos de pudim e despeje sobre ele.

_______

 

Dicas da Lena:

– Este pudim é pequeno mas se quiser dobrar a receita lembre-se de deixar mais tempo no forno. Cerca de 20 a 30 minutos a mais porém depende muito de cada forno. Vá “tomando conta” e testando.
– Se desejar fazer uma calda à parte para servir, derreta açúcar cristal numa panela antiaderente, e coloque suco de laranja coado. Vá mexendo em fogo baixo até a calda apurar e sirva à parte.
– Açúcar cristal é o recomendado para caramelizar sem água. Ele derrete mais fácil e uniformemente.
– Nunca desenforme um pudim sem estar completamente gelado, senão ele quebra! O ideal é fazer num dia para desenformar e servir no outro.
– Eu não costumo cobrir com papel alumínio mas se desejar pode cobrir.
– Caso a água da assadeira evapore durante o cozimento, acrescente mais água, SEMPRE colocando luvas protetoras para não se queimar.

Print Friendly, PDF & Email

Posts Relacionados

1 comentário

  1. Marcio Aurelio Fedalto

    Parabéns à Lena. Suas receitas são muito bem explicadas e detalhadas. Conta até os mínimos “segredos”. obrigado.

Deixe um comentário

*

Campos obrigatórios marcados *